Marcos Vieira assina ordem de serviço para construção do Aeroporto Regional de Pinhalzinho


23/06/2026 - 17h48min

Marcos Vieira assina ordem de serviço para construção do Aeroporto Regional de Pinhalzinho

O deputado Marcos Vieira (PSDB) participou, na última segunda-feira (22), da assinatura da ordem de serviço para a construção do Aeroporto Regional de Pinhalzinho, em um ato que contou com a presença do governador Jorginho Mello, gestores públicos, empresários e demais lideranças da região. A obra será viabilizada com recursos de R$ 14,6 milhões do governo do Estado e tem prazo estimado de execução de 12 meses.

De acordo com o deputado Marcos Vieira, o aeroporto representa mais um importante passo para o desenvolvimento da região. “Pinhalzinho está ganhando o Laboratório do Leite, vai ganhar o Contorno Viário Sul, ganhou a revitalização da SC-160, que liga Pinhalzinho até a divisa de Serra Alta com Bom Jesus do Oeste. É com esse trabalho de comum acordo com o Governo do Estado que estamos conquistando grandes feitos para a região”, destacou.

O presidente do Aeroclube de Pinhalzinho, empresário Luiz Zagonel, ressaltou a importância histórica do momento. “É um dia memorável para Pinhalzinho e região. O deputado Marcos Vieira acreditou no nosso projeto, viu que Pinhalzinho merecia o aeroporto e trabalhou para que isso pudesse acontecer.”

O prefeito Alessandro Beltrame também destacou o esforço conjunto que permitiu transformar o projeto em realidade. “Estamos conseguindo, através da soma de muitos esforços, tirar do papel esse momento e essa obra tão importante para Pinhalzinho e região.”

O convênio firmado inicialmente, na época com o ex-prefeito de Pinhalzinho Mario Afonso Woitexem (Cena) previa o repasse de R$ 8 milhões ao projeto do Aeroporto Regional. No entanto, diante da dificuldade do município em arcar com a contrapartida financeira exigida, o atual prefeito Alessandro Beltrame buscou apoio do deputado Marcos Vieira, que intermediou as tratativas, e o Estado decidiu arcar com o custo total da obra.

Uma conquista construída ao longo dos anos

Outubro de 2023 – Em audiência realizada no gabinete do deputado Marcos Vieira, foi anunciado que o Aeroporto de Pinhalzinho passaria a integrar o Plano Aeroviário Catarinense. Participaram da reunião o então secretário de Portos e Aeroportos de Santa Catarina, Beto Martins; o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem (Cena); os empresários Vilson Hermes, do Grupo DASS, Luiz Zagonel, presidente do Aeroclube de Pinhalzinho e das Empresas Zagonel; e Sérgio Luiz Matte, diretor da FACISC e da Clarice Eletrodomésticos; além do engenheiro civil da Prefeitura de Pinhalzinho, Juliano Kolankiewicz.

Novembro de 2023 – Como resultado das articulações conduzidas pelo parlamentar, o Governo do Estado autorizou a formalização do convênio para a pavimentação do aeroporto.

Junho 2024 – Empresários de Pinhalzinho e o prefeito em exercício Neuro Ozelame, junto com o secretário de Estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e o deputado Marcos Vieira assinaram o convênio que libera R$ 8 milhões para a construção da pista e cercamento da área do Aeroporto municipal. A assinatura do convênio, na sede da Secretaria, em Florianópolis, marca o início de uma transformação para a região.

Junho de 2024 – Foi publicado no Diário Oficial do Estado o convênio que garantiu recursos para a construção do aeródromo, consolidando mais uma etapa do trabalho realizado para tirar o projeto do papel.

Janeiro de 2025 – O aeroporto conquistou a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), avanço decisivo para a implantação da estrutura.

Fevereiro de 2025 – Durante a Itaipu Rural Show, o deputado participou ao lado do governador Jorginho Mello da formalização da outorga do aeroporto ao município de Pinhalzinho.

Março de 2026 – Foi lançado o edital para a implantação da pista do aeródromo municipal. O processo ocorreu após a conclusão das etapas técnicas e legais para a execução da obra.

Maio de 2026 – O Município de Pinhalzinho homologou o resultado da licitação em que a Construtora Oliveira LTDA foi a vencedora do processo.

Junho de 2026 – Ato de assinatura da ordem de serviço para construção do Aeroporto Regional de Pinhalzinho.

Visita ao Laboratório do Leite

Ainda na manhã de segunda-feira (22), o deputado Marcos Vieira acompanhou o governador Jorginho Mello em visita ao Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), conhecido como Laboratório do Leite, em Pinhalzinho. A estrutura é estratégica para o fortalecimento da cadeia produtiva leiteira catarinense, promovendo pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

O projeto é uma conquista da Bancada do Oeste, em parceria com a Udesc, produtores e lideranças regionais. Com um investimento de R$ 35 milhões, o laboratório conta com equipamentos de alta tecnologia e deve contribuir para a produção do conhecimento científico e sua aplicação junto aos setores produtivos.

Comunicação Deputado Marcos Vieira  – PSDB

Bianca Backes

(48) 99919-0592

Eduardo Iarek

(48) 99181-8618

Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosvieira

Instagram: deputadomarcosvieira

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias