Dos Gabinetes – Seminário debate prevenção e controle de infecção em serviços de saúde


07/05/2009 - 16h00min

Deputada Professora Odete de Jesus (PRB)

Deputada Professora Odete de Jesus (PRB)

Sob a presidência da deputada Professora Odete de Jesus (PRB), da Comissão de Saúde, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sedia hoje (7) e amanhã (8) o I Seminário de Controle de Infecção dos Serviços de Saúde de Santa Catarina, promovido pela Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss). O objetivo do evento é promover debates técnicos relacionados à prevenção, redução e controle de infecções hospitalares no Estado.
Para preparar o encontro, que tem 140 instituições representadas, a Ceciss realizou um diagnóstico situacional para identificar os problemas e anseios ligados ao controle de infecção. O questionário respondido pelos estabelecimentos de saúde do estado apontou como um dos principais problemas a falta de funcionários capacitados.
De acordo com a deputada Odete, é preciso também atualizar a legislação existente. “Com esse debate e os outros que advirão nos próximos encontros, teremos espaço para discutir propostas e apresentá-las, se possível, ainda esse ano ao Legislativo,” destaca.
Esterilização de materiais, critérios de diagnóstico de infecção, uso racional de antimicrobianos e resistência microbiana também integram a pauta do seminário. “É importante e necessário que a Secretaria Estadual de Saúde prepare seus profissionais visando o controle e a prevenção das infecções hospitalares, pois não se admitem mortes por conta desse problema”, avalia Odete.

Ivan Pimentel
Assessor de Imprensa da deputada Professora Odete de Jesus
(48)32212686

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias