
O Democratas de Chapecó e região Oeste, além de prefeitos, vice-prefeitos, lideranças políticas e amigos, irão fazer uma homenagem de posse ao novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merisio (DEM). O encontro deve reunir cerca de 2 mil pessoas, nesta sexta-feira (12), a partir das 20h, no salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antonio, no Centro de Chapecó. O senador Raimundo Colombo (DEM) confirmou presença no evento. Gelson Merisio é o primeiro deputado da região de Chapecó a assumir a presidente do Parlamento estadual.
Presença nos municípios e dedicação para garantir que suas propostas melhorem diretamente a vida das pessoas. Este é o lema do deputado Merisio, conhecido entre seus amigos e apoiadores por sempre manter as portas do seu gabinete abertas para receber e ouvir a comunidade. Gelson Luiz Merisio é deputado estadual pelo Democratas, natural e representante da região Oeste de Santa Catarina. Em Xanxerê, onde residiu por alguns anos, iniciou sua vida pública como vereador. É formado em Administração. Com sua esposa, Márcia Gavazzoni, tem dois filhos: Artur e Nicole. Atualmente, Merisio mantém residência familiar em Chapecó.
Ingresso na vida pública
Com apenas 21 anos de idade Gelson Merisio dava seu primeiro passo na política, como vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê. Por sua importante atuação como legislador e grande representação social, ganhou destaque na sociedade e entre o meio empresarial. Como resultado, de 1991 a 1992 presidiu a Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (Acix).
Foi conduzido a dois mandatos consecutivos como presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc) e, posteriormente, assumiu a vice-presidência da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). No Sebrae Santa Catarina presidiu o Conselho Deliberativo (1999 a 2002), e esteve à frente da direção financeira da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) entre 1999 a 2001.
Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
No Legislativo estadual a história de Gelson Merisio começou em 2005, quando assumiu o mandato de deputado na vaga deixada por João Rodrigues – eleito, em 2004, prefeito de Chapecó. Sua atuação política e social em mais de 70 municípios do Oeste e Extremo-Oeste, sempre como grande representante de sua região, resultou na eleição, com mais de 40 mil votos, para o mandato do período 2007/2010. No Legislativo catarinense, Merisio já foi líder da bancada do Democratas, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, membro da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro da Comissão de Saúde. Durante o ano de 2009, o parlamentar trabalhou na condição de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Principais projetos
Entre os principais compromissos do deputado estão projetos voltados para inclusão social, como o que virou a Lei nº 14.658, criando o Programa de Identificação e Tratamento da Dislexia na Rede Estadual de Ensino. A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que compromete a capacidade de leitura e escrita, e que precisa ser identificada por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Nos mesmos moldes, Merisio apresentou o PL 0287.8/2009, já aprovado na Assembleia, que implanta o Programa de Identificação e Tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Preocupado com a assistência às famílias de policiais, o deputado elaborou projeto que sugere mudanças na Lei nº 14.825 para que herdeiros de servidores do Sistema de Segurança Pública tenham direito à indenização em caso de suicídio. A proposta também já foi aprovada na Assembleia.
Merisio é determinado, e isso garantiu que outros dois importantes projetos virassem realidade. A proposta que solicitou a inclusão de alunos do ensino a distância em programas de estágio transformou-se na Lei nº 14.852.
Sob o nº 14.887, também virou Lei o projeto que obriga farmácias e drogarias a manter à disposição do público lista de medicamentos genéricos em braile, para facilitar a vida do portador de deficiência visual.
Paulo Munauer
Assessor de Imprensa deputado Gelson Merisio
(48) 9627-9439

