Dos Gabinetes – CCJ aprova criação do Dia do Bandoneon


25/08/2009 - 20h03min

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (25), um projeto de lei do deputado Dionei Walter da Silva (PT) que institui o Dia Estadual do Bandoneon. O projeto nº 268/09 segue agora para a tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Desporto e posteriormente será apreciado pelo plenário.
Para Dionei, “a criação do Dia Estadual do Bandoneon é uma forma de valorizar, resgatar e manter viva a memória da cultura alemã, que já se mistura com a própria cultura de Santa Catarina”. O bandoneon é um instrumento musical de origem alemã e que chegou ao Brasil trazido pelos imigrantes, para ser usado na música religiosa e em atividades culturais.
Em Santa Catarina, nas regiões com predominância cultural alemã, o uso do instrumento já é tradicional em festas e eventos típicos, manifestações culturais e folclóricas. Em municípios como Joinville e Massaranduba, o instrumento já virou até nome de evento – a chamada Festa do Bandoneon.

Vagner Dalbosco
Assessor de Imprensa do deputado Dionei Walter da Silva
(48) 3221-2662 ou 9911-0347

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias