Dos Gabinetes – Assembleia Legislativa se une ao “Se liga 16”


20/04/2010 - 19h00min

Campanha do voto aos 16 anos é lançada na Assembleia

Campanha do voto aos 16 anos é lançada na Assembleia

A campanha “Se Liga 16 – 2010 é a Nossa Vez”, que pretende conscientizar os jovens sobre a importância do voto e da participação política, foi aberta hoje (20) com ato de lançamento realizado na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 10h30min. A campanha ganha, a partir de agora, as ruas e as escolas em vários municípios.
A iniciativa foi uma parceria entre a Escola do Legislativo, UBES, UCE e UNE, atendendo proposta da deputada Professora Odete de Jesus (PRB). “Nosso estado não poderia ficar alheio a uma maior participação dos jovens no processo político de nosso país,” justificou. “Precisamos ‘acordar’ a juventude para a importância de sua participação,” arrematou.
Lembrando que 5 de maio é o último dia para requerer inscrição eleitoral, Odete destacou que a vida é um ciclo e que, por isso, “o indivíduo nasce, cresce e tem que dar espaço”. “Vocês vão ocupar esse espaço na sociedade e na política. Estejam preparados,” completou.
O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick anunciou que no dia 6 de maio começará a segunda fase, em busca do voto consciente. “Essa é uma campanha que interfere diretamente no processo eleitoral e as eleições de 5 de outubro vão definir o projeto para o país nos próximos quatro anos”, afirmou.
Também presente ao evento, a deputada Angela Albino (PCdoB) salientou o desprendimento e o empenho político dos jovens na construção das conquistas nacionais. “Muitos jovens dedicaram suas vidas para mudar este país e o voto é a grande arma para a transformação”.

Saiba mais
A campanha “Se Liga 16” foi criada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e outras entidades durante a Constituinte de 88, com o objetivo não só de conscientizar os jovens para a importância do voto, mas também para pressionar os parlamentares constituintes a diminuir a idade mínima para votar.
O resultado foi a inclusão, na Constituição de 88, do voto facultativo para jovens entre 16 e 17 anos. Nas primeiras eleições após a Constituinte, o alistamento de jovens foi maciço, mas, desde o final da década de 90, esse número vem caindo. Entre 2004 e 2008, o eleitorado total cresceu 7,43%, enquanto o eleitorado de 16 e 17 anos teve uma queda de 19%.

Ivan Pimentel
Assessor de Imprensa da deputada Professora Odete de Jesus
(48) 3221-2686
Fotos: www.deputadaodetedejesus.blogspot.com

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias