
Duas décadas de atividades do grupo teatral Cia Carona, de Blumenau, foram reconhecidas em moção apresentada pela deputada Ana Paula Lima (PT), que foi aprovada na tarde desta quarta-feira pela Assembleia Legislativa. No texto da moção, são lembrados os 20 anos de “relevantes trabalhos e grandes espetáculos” do grupo, além do “talento de seus participantes, motivo de orgulho para os blumenauenses e toda Santa Catarina”. Ao todo, já são mais de 100 apresentações do grupo.
Os artistas Fábio Hostert, James Beck, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura compõem A Cia Carona, que é dirigida pelo seu fundador, Pépe Sedrez. No repertório ativo da companhia estão os espetáculos: “A Parte Doente”, “Das Águas” e “É Tentando Que Se Desiste”. Além das apresentações, a Cia Carona tem dedicação ao ensino da arte teatral, mantendo, desde 2004, a Carona Escola de Teatro, que atualmente conta com uma centena de alunos.
Desde 1995, a Cia Carona trabalha exclusivamente com teatro, principalmente à investigação sobre o ofício do ator e o seu cotidiano. Na justificativa para a homenagem, a deputada Ana Paula destacou o engajamento do grupo na busca de sempre “ampliar suas possibilidades técnicas e criativas”. Entre os recursos utilizados pela Cia Carona estão o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade.
Entre os fatos que marcaram a história da Cia Carona, está a criação do Grupo de Pesquisa Cênica, em agosto de 2006. O trabalho de pesquisa é com a participação de estudantes do Curso de Artes – Bacharelado em Interpretação Teatral da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e também de participantes de grupos da região do Vale do Itajaí.
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula Lima
(48) 3221-2680

