Pronunciamento

Neodi Saretta - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2022
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comenta que a seca que vem assolando o Estado catarinense, principalmente nas regiões do meio-oeste e oeste, se arrasta e se repete praticamente todos os anos. Cobra mais recursos do Governo estadual para o programa Reconstrói SC, que é uma linha de crédito emergencial destinada aos agricultores de municípios atingidos pela estiagem.
Diz que o número de produtores atingidos é enorme, informando que os agricultores precisam recompor as pastagens, adquirir sementes e outros produtos. Alega que a falta de chuvas já atingiu cerca de 40% da produção, principalmente da agricultura familiar. Sugere outras ações urgentes, como a abertura de linha de crédito emergencial, garantia do abastecimento de milho via Conab, e aquisição de leite via Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.
Registra que, amanhã, várias entidades, também Movimentos da Agricultura Familiar, farão manifestações, reivindicando providências junto ao Governo estadual e federal para a situação que estão passando. Lembra que sem agricultura e a agricultura familiar, não há comida na mesa dos catarinenses e brasileiros. [Taquígrafa: Ana Maria]