Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/10/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, tenho o dever de, primeiramente, cumprimentar e parabenizar todos os bombeiros, reconhecendo o trabalho excelente que as duas corporações fazem em Santa Catarina.
Entendo, sr. presidente e srs. deputados, que estamos encolhendo cada vez mais o poder dos bombeiros voluntários. Cada vez mais. Quando votamos a PEC, deputado Edison Andrino, houve o compromisso de que no local aonde estivessem estabelecidos os bombeiros voluntários, os bombeiros militares não entrariam.
Essa PEC já está sendo questionada na Justiça e tenho dúvida se ela se sustentará, deputado Darci de Matos, como também tenho dúvida se as emendas agora apresentadas se sustentarão. O tempo dirá quantos dias passarão até que sua inconstitucionalidade seja arguida na Justiça.
Quero dizer que a minha vontade é votar contra o projeto, mas vou votar a favor. Espero que não estejamos encolhendo ainda mais o direito de trabalhar dos bombeiros voluntários.
Concluindo, o meu voto é favorável, mas com uma ressalva, quero ver o que vai acontecer, deputado Nilson Gonçalves, com os bombeiros de Joinville, de Concórdia, de Caçador e de todos os municípios onde esses abnegados estão trabalhando.
Obrigado, sr. presidente!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)