Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 122ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2012
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, em primeiro lugar, quero cumprimentar todos os extensionistas da nossa Epagri, assim como os deputados Valmir Comin, Silvio Dreveck e Dirceu Dresch pronunciarem-se sobre os extensionistas. Também os conheço e sei do seu trabalho, deputado Mauro de Nadal, deputado Romildo Titon, do trabalho do extensionista.
Deputado Silvio Dreveck, na casa de meu pai começamos com uma propriedade de cinco alqueires de terra, dez hectares. E lá estávamos com os extensionistas para nos orientar como construía a primeira pocilga, onde tínhamos que construir.
Naquela época, havia dificuldade para as pessoas com a própria higiene dentro de casa, com a educação familiar. Mas lá tinha um extensionista da Acaresc. E isso fez o estado de Santa Catarina. Esse trabalho da Epagri, da secretaria da Agricultura, fez com que o estado de Santa Catarina se colocasse nesse pedestal de destaque, com qualidade de vida no campo, através dessa assistência, através desse trabalho. Os técnicos da Epagri, junto com os extensionistas, contribuíram muito para elevarmos o nível da nossa suinocultura, da nossa avicultura, da nossa pecuária de leite, da produção de cereais.
Nos anos 80 tive a felicidade de estar nos Estados Unidos. E visitávamos Illinois, o estado maior produtor de milho dos Estados Unidos. Eles falavam que Illinois colhia nove mil quilos de milho por hectare. Ou seja, 150 sacas de milho por hectare. E produzimos em Santa Catarina 50, 60 sacas.
Hoje, com a tecnologia, com a melhoria das sementes, com a força da nossa agricultura, colhemos em muitas das nossas regiões mais de 12 mil quilos de milho por hectare, ou seja, 200 sacas de milho por hectare. E aí teve sem dúvida nenhuma o trabalho desses abnegados, dessas pessoas. Mas com o passar do tempo, muitos saíram, muitos se aposentaram.
Quero lembrar aqui o nome do dr. Glauco Olinger, que foi secretário da Agricultura, que foi presidente da Epagri, que é uma pessoa que teve uma trajetória como todos os outros. Lembro-me do dr. Glauco porque é um dos mais antigos e sabemos do trabalho que ele ajudou a construir para a agricultura de Santa Catarina. E vieram as cooperativas, vieram os sindicatos, as organizações dos agricultores, enfim, todos contribuíram em muito.
Hoje precisamos lembrar, registrar e cumprimentar todos os extensionistas do estado de Santa Catarina, pelo belo trabalho que fizeram e que continuam fazendo para o desenvolvimento do nosso estado.
Outra lembrança que quero fazer no dia de hoje e lamento de eu não poder estar aqui hoje à noite, deputado Mauro de Nadal, deputado Romildo Titon e deputado Aldo Schneider, eis que foi indicação sua homenagear um dos grandes líderes do nosso partido, o nosso senador Casildo Maldaner, que tem uma história desde quando em sua infância tinha atividade na agricultura. E que partindo para a política começou sua vida como vereador. Teve a oportunidade de ser deputado estadual, deputado federal, teve a oportunidade de ser vice-governador, governador e senador por duas vezes. É um currículo que sem dúvida alguma orgulha qualquer pessoa.
Colocamos acima de tudo a sua sinceridade, a sua lealdade, a sua transparência, a sua simplicidade. Um homem apaziguador, um homem que procura buscar o entendimento. Então, é muito justo que esta Casa, nesta noite, faça essa homenagem ao senador Casildo Maldaner, dando a ele o título de cidadão catarinense, reconhecendo os 50 anos de vida pública, de trabalho como político.
Sempre digo que em Santa Catarina podemos ter os nossos problemas, as nossas divergências, mas graças a Deus os nossos políticos, tanto em nível estadual como em nível federal, têm sido um orgulho para a classe. Não temos políticos envolvidos em ações que desmereçam a nossa profissão. Temos políticos que procuram trabalhar, exaltar os seus mandatos, que procuram fazer com que a sua representação seja de trabalho, seja de lealdade, seja de transparência, seja de desenvolvimento e de cumprimento com o compromisso que assumimos quando colocamos o nosso nome para que a sociedade possa escolher, para que o eleitor possa escolher...
Não poderei estar aqui nesta noite, e o deputado Jailson Lima já disse que vai estar na sessão da noite, deputado Joares Ponticelli, então quero deixar registrado o meu apreço, o meu reconhecimento por esse grande líder, por essa pessoa que é o senador Casildo Maldaner. Que ele continue assim, que possa ter muito sucesso, que tenha muita saúde, também a sua família, e que possa sempre levar e enaltecer o nome do nosso estado, o nome do nosso partido, mas especialmente e acima de tudo o nome dos catarinenses.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Moacir Sopelsa, quero em nome da nossa bancada e do nosso partido também registrar o nosso reconhecimento ao senador Casildo Maldaner que sempre foi historicamente o nosso adversário, mas que é um homem público, um cidadão que tem o nosso respeito pela sua militância, pela sua trajetória, pela sua história vitoriosa. Ele ocupou praticamente todos os cargos; foi vereador, chegou ao governo do estado, chegou ao senado da República. E não há como negar que é uma trajetória política vitoriosa. E só se conquista tantos espaços quem tem mérito, quem prestou serviço.
Quero publicamente justificar a ausência da nossa bancada, pois estamos desde a semana passada com o nosso partido, com a nossa executiva, com os nossos deputados, percorrendo o estado, fazendo e reunindo as nossas lideranças, também aqueles que participaram do processo político, fazendo um agradecimento, um reconhecimento, porque é na eleição municipal que se constrói a base partidária.
Fizemos um evento em Chapecó, na quinta-feira; em Criciúma, no sul do estado, na sexta-feira; ao meio-dia, no planalto serrano, na sexta-feira; à noite, em Curitibanos; e hoje à noite estaremos reunindo a região norte no município de Joinville; amanhã, ao meio-dia, estaremos reunindo o vale no município de Itajaí. De forma que estaremos todos lá; do contrário, estaríamos aqui para na presença dele fazer esse reconhecimento.
Mas v.exa. que é um homem de partido, que é muito amigo do senador Casildo Maldaner, certamente transmitirá o nosso reconhecimento como um partido que foi seu histórico adversário, mas que respeita a sua gloriosa trajetória.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado Joares Ponticelli.
Não tenho dúvidas de que quando as pessoas têm o carisma e a qualidade da lealdade estão acima dos Partidos Políticos. Sabemos que a política é assim, que cada um de nós tem o seu partido, mas tenho certeza de que v.exa. reconhece as figuras ilustres do seu partido, que também o PP as têm.
Por isso agradeço o seu aparte e incorporo-o ao meu pronunciamento.
Com certeza o senador Casildo Maldaner ficará sabendo do apreço, da admiração que temos por ele, pela d. Ivone, sua esposa, que também é uma grande lutadora, que foi presidente do PMDB Mulher em Santa Catarina, deputada Dirce Heiderscheidt.
O nosso respeito, o nosso reconhecimento à família do senador Casildo Maldaner e os nossos parabéns.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)