Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/10/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Gelson Merísio, srs. deputados, precisamos trazer aqui alguns esclarecimentos.
Deputado Reno Caramori, o meio-oeste de Santa Catarina, englobando os municípios de: Caçador, Videira, Campos Novos, Joaçaba, Concórdia, Seara e Xanxerê, é a região que mais está descoberta em relação ao ensino público superior.
Nós fizemos essa discussão com todos os presidentes das associações de municípios dessas regiões. E vou repetir: Caçador, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Concórdia, Seara e Xanxerê. Não discutimos que a Udesc tem que ser instalada em Caçador, em Joaçaba ou em Concórdia. Discutimos que ela precisa ir para o meio-oeste de Santa Catarina. É lá que não temos ainda nenhuma universidade pública e gratuita. E o governador assumiu um compromisso perante os líderes municipais - para mim, aqueles que vivem no município é que têm o conhecimento do que é necessário, e para o governador não foi diferente - de que ele encaminharia para a Assembleia Legislativa proposta de aumento, inclusive, do duodécimo da Udesc para poder atender o meio-oeste de Santa Catarina.
Agora, a discussão sobre qual região será atendida vai ser feita com a Udesc, com os membros dos conselhos e das secretarias de Desenvolvimento Regional, com os prefeitos municipais, evidentemente, com os deputados da região e também com toda a Assembleia Legislativa.
Entretanto, acho que a apresentação de moções, indicações e requerimentos é uma prerrogativa do parlamentar, e talvez o deputado Renato Hinnig não tenha um conhecimento profundo da questão. Eu sou a favor da moção porque é uma prerrogativa do deputado.
Além disso, com o encaminhamento que foi dado, deputado Reno Caramori, pela primeira vez vejo possibilidade de atendermos o meio-oeste de Santa Catarina. Se nós formos ver, Curitibanos está mais próximo de Lages e Lages já tem a Udesc. Quem sabe haveria um campus descentralizado de Lages em Curitibanos. Mas se formos ver esse meio da bota, que é o mapa de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio, v.exa. que é de Xanxerê, deve ter a mesma opinião que nós.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)