Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/05/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. e srs. deputados, agradeço primeiramente ao deputado Neodi Saretta, que me cedeu o seu espaço para que eu fizesse uso da palavra neste momento.
Também quero cumprimentar os alunos do curso de Direito da Faculdade Celer, de Xaxim. Sejam bem-vindos.
Deputada Ana Paula Lima, tivemos a oportunidade, ontem à noite, de homenagear o Diário Catarinense, do Grupo RBS, pela passagem dos seus 25 anos de existência, um veículo de informação de muita importância para Santa Catarina.
Hoje, pela manhã, deputado Antônio Aguiar, Pedro Schmidt me mostrou a primeira edição do Diário Catarinense editada há 25 anos, o que demonstra a sua importância. Numa das reportagens aparece o então presidente José Sarney dizendo: "Vou fazer mais reformas na área econômica".
E cito outras manchetes: "Bornhausen apoia Kleinübing"; "Grupo de Jaison Barreto abandona convenção do PDT".
O deputado Dado Cherem vive na bela Balneário Camboriú, onde reside também o ex-senador Jaison Barreto. Então, realmente essa é uma lembrança muito bonita e de muito valor.
O Diário Catarinense, que completa hoje 25 anos, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa no dia de ontem, quando realizamos uma sessão especial requerida pelo presidente Gelson Merisio e aprovada pelos 40 parlamentares.
Hoje, de fato, é a data em que há 25 anos circulou a primeira edição do DC, que é o nosso principal jornal estadual.
Nesta Casa, desde a primeira edição, somos leitor do Diário Catarinense, que hoje nos brinda com um caderno especial sobre o último quarto de século da história de Santa Catarina, da qual o jornal faz parte.
Aproveitamos para cumprimentar todos os 1.650 colaboradores do Grupo RBS em nosso estado, especialmente os 700 jornalistas e demais colaboradores do DC e a família Sirotsky.
O presidente do Grupo RBS, Jaime Sirotsky, disse ontem que o conglomerado de empresas de comunicação está lançando seu plano estratégico para os próximos cinco anos, que obviamente contempla suas operações em Santa Catarina.
O DC vai ganhar uma edição para o iPad, a plataforma eletrônica mais moderna, que já vendeu 45 milhões de exemplares. É um jornal moderno desde o seu surgimento, o primeiro totalmente informatizado no Brasil.
Faço esse registro e quero destacar mais uma vez, embora todos os deputados presentes à sessão de ontem o tenham feito, a credibilidade do Grupo RBS, notadamente do Diário Catarinense.
Parabéns pelos 25 anos do DC e que o jornal continue sendo aquele veículo de comunicação que nos traz as notícias quase em tempo real, acho que nos 293 municípios deste estado.
Sr. presidente, além de homenagear o Diário Catarinense, quero aproveitar esta oportunidade para falar de Concórdia, deputado Neodi Saretta, nós que tivemos a honra de ser prefeito daquela maravilhosa cidade.
Ontem estivemos com o governador Raimundo Colombo, juntamente com o prefeito João Girardi, que veio pedir o apoio de sua excelência para a festa de aniversário de Concórdia, que será realizada em julho próximo. Desde já queremos agradecer a acolhida do governador à solicitação do prefeito - nós até tínhamos certeza de que Raimundo Colombo seria sensível ao pedido do nosso município, posto que conhece a importância desse tipo de evento para os municípios catarinenses.
Teremos uma semana de festa, ocasião em que teremos a oportunidade de mostrar, mais uma vez, o potencial de Concórdia e da região tanto na agropecuária, no agronegócio, quanto na indústria e no comércio, ainda mais que aquele município é sede de uma das maiores indústrias alimentícias do país, a Sadia.
No dia de hoje, sr. presidente, Concórdia realiza um encontro que acontece todos os anos e nós, inclusive, tivemos a oportunidade de realizar alguns, quando prefeito. Refiro-me ao Encontro Anual dos Grupos de Mães, no qual não poderei estar presente, mas serei representado pela minha mulher, a Valentina.
Acredito, srs. deputados, que mais de quatro mil mulheres estarão reunidas em Concórdia, festejando aquela que é a pessoa mais importante na vida de cada um de nós, a mãe! Tenho dito sempre, e faço questão de registrar novamente, que nem sempre elas conseguem dar aos seus filhos, à sua família aquilo que gostariam, mas são elas que nos educam, que estão conosco nas horas boas, mas especialmente nas horas mais difíceis. Nos momentos que mais precisamos sempre buscamos o ombro de nossa mãe. Tenho a alegria de ainda conviver com minha mãe.
Faço este registro, cumprimentando todas as mães deste estado, especialmente aquelas que devem estar reunidas hoje, no município de Concórdia, festejando no seu encontro tradicional realizado naquela cidade há muitos anos.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)