Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/03/2021
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Lamenta os recordes de óbitos por Covid-19 no País e pede a Deus que minimize as dores dos familiares das vítimas.
Menciona a importância da fala do Deputado Silvio Dreveck sobre a infraestrutura no Estado de Santa Catarina, e da fala do Deputado Fabiano da Luz a respeito da nova estiagem e a praga nas plantações de milho no oeste catarinense. Comenta que Santa Catarina tem o milho como prioridade de matéria-prima na produção de alimentos para a pecuária. Conta que em 2019 e 2020 Santa Catarina colheu em torno de 3 milhões de toneladas para o consumo de rações, e em média 2 milhões de toneladas para silagem. Acredita que neste ano a colheita de milho para grão ficará em torno de 2 milhões, e mais ou menos 1,5 milhão para silagem, devido a estiagem e as pragas.
Informa que muitos agricultores usaram seus próprios recursos para plantar, ou seja, não possuem qualquer seguro, portanto terão muitos prejuízos. Já os que estão no Programa Proagro serão parcialmente ressarcidos.
Retornando na fala do Deputado Silvio Dreveck, comenta que Santa Catarina tem uma cultura de produção de pequenos animais, e a principal matéria-prima é o milho. Informa que está se tentando trazer esse produto do Paraguai, porém há um custo elevado no frete. Conclui, enfatizando a importância de priorizar e investir no transporte ferroviário em Santa Catarina. [Taquigrafia: Northon]