
A Alesc lançou na tarde desta terça-feira (23) a Frente Parlamentar Santa Catarina-Polônia.
>>Assista à transmissão na íntegra
Sugerido e coordenado pelo deputado Ivan Naatz (PL), o grupo tem como objetivos incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre o estado brasileiro e o país europeu, além de fomentar relações econômicas, sociais, culturais e educacionais.
▶
Confira esta matéria produzida pela TV Alesc.
Alesc instala a Frente Parlamentar Santa Catarina-Polônia
O ato de lançamento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, contou com a presença de representantes da Embaixada da Polônia no Brasil, autoridades de municípios catarinenses com ligações histórico-culturais com o país europeu, além de entidades ligadas à cultura polonesa.
Pela Alesc, participaram os deputados Antídio Lunelli (MDB), Dr. Vicente Caropreso (União Brasil) e Maurício Eskudlark (PL), que é descendente de poloneses.
Laços históricos e oportunidades
Conforme Naatz, a criação da frente um reconhecimento à importância da imigração polonesa em Santa Catarina.
“A Alesc tem fomentado intercâmbios com as comunidades mais tradicionais de nossa história. E a comunidade polonesa tem uma participação significativa na nossa história. Temos poloneses no Sul, em Brusque, no Planalto Norte. E eles mantêm suas tradições e se orgulham muito disso.”
Deputado
Ivan Naatz
O parlamentar acredita também que a frente pode atuar para estimular o intercâmbio cultural, educacional e comercial entre o estado e o país.
“A Polônia é um dos países que mais cresce no mundo e certamente tem muito a nos oferecer em oportunidades. Santa Catarina é esse estado que tem portas abertas ao mundo, e essa frente é uma grande oportunidade para estreitarmos esses laços.”
Relações comerciais estão entre as prioridades do grupo
O cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, afirmou que a frente da Alesc poderá atuar no incremento das relações comerciais bilaterais, principalmente com a recente promulgação do acordo para a eliminação da dupla tributação entre Brasil e Polônia.
“Agradecemos ao deputado e à Assembleia pela iniciativa”, declarou. “Precisamos incrementar o comércio, e o apoio político é muito importante. Temos 15 empresas polonesas que investem no Brasil, mas não temos empresas brasileiras lá. As empresas catarinenses são muito bem-vindas na Polônia.”
Cultura polonesa marca lançamento
O evento de lançamento da frente teve apresentações culturais do Coral Polonês de Massaranduba e do Grupo de Dança Folclórica de São Bento do Sul.
Participaram do ato:
- o desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC);
- a presidente da Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB-SC, Débora Pinter;
- o representante de Câmara de Comércio Brasil-Polônia, Marco Aurélio Viliczinski;
- o conselheiro da Embaixada da Polônia Maciej Brodowicz.
Além de Ivan Naatz, fazem parte da frente parlamentar os deputados Mário Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Volnei Weber (MDB) e Sargento Lima (PL).
ALESC EXPLICA
É um grupo suprapartidário formado por deputados para debater e acompanhar temas de interesse comum, sem caráter deliberativo.
É a relação estabelecida entre dois países ou entes, envolvendo áreas como comércio, cultura, educação e cooperação institucional.
É o representante de um país responsável por promover relações institucionais, comerciais e culturais em determinada região de outro país.
É a cobrança de impostos sobre a mesma renda ou operação em dois países diferentes. Acordos de eliminação da dupla tributação buscam evitar essa incidência e estimular investimentos e negócios internacionais.
Frente parlamentar foi lançada na tarde desta terça-feira (23), em evento na Alesc
FOTO: Ana Quinto/Agência Alesc
26/64

