Pronunciamento

Milton Hobus - 051ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/05/2022
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Sente-se incomodado em relação à fila de atendimento na saúde pública. Relembra que liderou, como presidente da Comissão Pró-Construção, a construção do Hospital Regional de Rio do Sul. Acrescenta que exerceu o cargo de Prefeito, foi reeleito com mais de 80% dos votos e, desde então, responde por processos. Registra que há um ano e meio seu telefone e de seus assessores está grampeado. Comenta que, quando as pessoas humildes não tem mais para quem reclamar, e a fila do SisReg está com mais de 100 mil pessoas sem saber definir o grau de urgência dos atendimentos, essas pessoas procuram aqueles que não lhe dão as costas, como é o caso do Deputado.
Insere no telão uma foto de um cidadão de 76 anos de idade, que realizou uma cirurgia e está com a bolsa de colostomia há três anos. Mostra o inchamento na barriga e as questões insalubres, e diz que não há expectativas de retirada da citada bolsa no atendimento público. Relata que foi procurado por este cidadão, e quando o Deputado buscou ajudar o idoso, foi acusado de crime pelo Ministério Público. Afirma que não irá se calar, e reitera que o SisReg é a fila que mata pessoas.
Também relembra o caso de um cidadão que sofreu um acidente e precisou ter uma parte do crânio removido por causa do inchaço e, já na fila no SisReg para recolocar uma parte do crânio, o caso dele foi definido como cirurgia plástica, colocando-o na fila de baixa prioridade. O Deputado conta que foi até o local e exigiu aos médicos que atendessem o paciente, que no fim foi atendido, mas o Deputado foi denunciado. Afirma que é necessário mudar a lei do SisReg e conta que já procurou o Ministério Público. Critica a burocracia, a falta de sensibilidade humana e o conformismo que está matando pessoas.
Faz um apelo ao novo Secretário da Saúde, Coronel Neto, para que faça as cirurgias eletivas, pois não faltam recursos, e também um acordo com o Ministério Público para fazer uma reavaliação em cada microrregião de Santa Catarina na fila do SisReg para organizar os casos urgentes.
Deputado Adriano Pereira (Aparteante) - Presta solidariedade e concorda com o pronunciamento do Deputado. Comenta que os políticos estão recebendo pedidos de socorro de pessoas que estão esperando na fila. [Taquigrafia: Northon]