Pronunciamento

Milton Hobus - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/05/2022
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador)- Discorre sobre os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado de Santa Catarina na última semana.
Relata que o Alto Vale foi prejudicado pela demora na tomada de decisões importantes, citando que se a Barragem de Ituporanga fosse fechada com antecedência não teriam ocorrido enchentes nas cidades de Rio do Sul, Laurentino e Rio do Oeste. Acrescenta que, somente em Rio do Sul, mais de sete mil famílias tiveram água dentro de suas casas. Afirma que é um absurdo tantas famílias serem prejudicadas por questões meramente burocráticas.
Explica que a região do Alto Vale tem 25% da sua bacia controlada pelas barragens, e se elas não forem operadas corretamente podem potencializar enchentes. Conta que existe um projeto pronto para instalação de duas novas barragens, porém estão em andamento há quatro anos. Cita que pediu o apoio do Governador para dar celeridade ao processo.
Demonstra solidariedade ao Prefeito Thomé, de Rio do Sul, que foi cobrado pela população, sendo que a responsabilidade do fechamento das barragens era totalmente da Defesa Civil. Cita que o Prefeito fez o possível para que essa iniciativa fosse tomada com antecedência.
Deputado Adriano Pereira (Aparteante) - Corrobora o pronunciamento do Deputado e menciona a necessidade de investimentos e ações efetivas para que essa situação não ocorra novamente. Lamenta por todas as perdas que as famílias da região tiveram. [Taquigrafia: Roberto]