Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/07/2021
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Informa que a partir da presente data, a Bancada Feminina passa a ter uma nova coordenadora, a Deputada Luciane Carminatti, que substituirá a deputada Ada de Luca, que agora assume a Procuradoria da Mulher, comentando que estará ao seu lado para trabalhar em defesa dos direitos das mulheres. Considera a implementação da Procuradoria da Mulher como um ato de representatividade e mais visibilidade às mulheres na política, ressaltando sua importância como ferramenta de informação e suporte no combate às agressões e discriminação das mulheres, e mostra que ainda há muito o que avançar nas pautas de defesa às mulheres.
Lembra que as mulheres representam 51,3% da população, formando a maior parte do eleitorado, mas, apesar disso, compõem a parcela mais empobrecida da população, apesar de serem maioria nas universidades. Acredita que a Procuradoria da Mulher será um importante instrumento na criação de alternativas e ações que possam mudar a realidade da violência, contribuindo na superação das desigualdades de gênero.
Parabeniza os atletas catarinenses do atletismo sub-20, convocados para compor a seleção brasileira de atletismo. Apresenta uma moção de aplauso em um pedido de realização de Sessão Especial em homenagem a Tainara Mees, que conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100, destacando as demais medalhas conquistadas pelos atletas catarinenses.
Informa que Santa Catarina é o segundo maior Estado no atletismo, ressaltando a determinação dos atletas, pois as estruturas de treinamento disponíveis no Estado são muito precárias. Acredita no potencial do esporte para mudar a vida de uma pessoa, dizendo que é preciso dar condições para que o esporte esteja cada vez mais presente na vida dos jovens.
Lembra que há 31 anos o Brasil conta com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, evidenciando os avanços trazidos por ele, mas os desafios ainda são muitos, sendo necessário ter empenho para garantir os direitos das crianças e adolescentes. [Taquigrafia: Northon]