Pronunciamento

Marcos Vieira - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/11/2008
O SR. DEPUTADO MARCOS VIEIRA - Sr. presidente, há muito Santa Catarina precisa ter um aeroporto internacional de acordo com a sua altura. De todos os estados do sudeste e do sul do país, Santa Catarina é o único que não possui um aeroporto internacional com a estrutura adequada para bem receber as pessoas que para cá acorrem.
Sr. presidente, para se ter uma idéia, Curitiba tem quase cinco vezes mais habitantes do que Florianópolis; Porto Alegre tem quatro vezes mais habitantes do que Florianópolis, mas o nosso aeroporto recebe mais passageiros, proporcionalmente falando, do que os dois estados do sul do país. Nós já estamos beirando a dois milhões de passageiros ao ano. O aeroporto está saturado, não temos mais condições de manter a estrutura que aí está.
A Infraero precisa agilizar, de uma vez por todas, os processos licitatórios e não postergar a data, pois se previa para 2010 fazermos a inauguração do aeroporto e agora vem a notícia, dada na semana passada, de que somente a partir de 2012 é que Florianópolis e Santa Catarina poderão ter um aeroporto internacional à altura do estado.
Então, sr. presidente, a formação desse fórum permanente para acompanhamento das obras do Aeroporto Internacional Hercílio Luz é extremamente importante para Santa Catarina. E esta Casa vai, a partir de então, continuar fazendo o seu trabalho, que é de aproximar as partes e regularizar a situação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)