Pronunciamento

Luciane Carminatti - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/09/2023
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Comenta sobre o que chama de experiência positiva, o programa Alimentação Escolar Diferenciada, no Município de Campo Erê. Cita que o programa teve início com a retirada de doces e alimentos ultraprocessados do cardápio das escolas, e apresenta fotos em Plenário. Diz que as crianças vão aprendendo a viver com essa alimentação saudável e que são atendidos mais de mil alunos em nove escolas do município. Menciona que o investimento anual da Prefeitura fica em torno de R$200 mil, e recebe mais R$215 mil do Governo Federal.
Faz defesa dos 30% da agricultura local que devem ser investidos pelos Estados na alimentação escolar, comentando sua luta para que Santa Catarina continue no referido modelo. Lembra que o programa prioriza a agricultura familiar, com nutricionistas e manipuladoras de alimentos e fala que as cozinheiras possuem formação. Enfatiza o diálogo com cooperativas de agricultores para garantir as ofertas.
Deputado Marquito (Aparteante) - Refere-se ao pronunciamento da Deputada Luciane Carminatti para parabenizá-la pelo tema abordado, e fala da questão de terceirização da alimentação escolar nas escolas públicas. [Taquigrafia: Guilherme]