Pronunciamento

Luciane Carminatti - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Aborda um tema muito polêmico, que é a volta às aulas. Cita a Casa aprovou lei que torna a Educação um serviço essencial, e o que se está vendo são escolas abrindo e fechando, e discutindo sobre os EPIs.
Informa que recebeu um pacote de máscaras, que está sendo entregue nas escolas públicas, e são máscaras feitas com TNT simples. Faz apresentação do material, considerando-o precário, e questiona se tal produto pode ser considerado equipamento de proteção. Fala que um professor que trabalha muitas horas, usando um material desses, certamente fica desprotegido, mesmo com a orientação da troca regular.
Salienta que é dinheiro público gasto em equipamentos de proteção para o retorno seguro das atividades presenciais, e que os investimentos feitos pela Secretaria de Educação, desde 2020, passam de R$8 milhões em diversos produtos e EPIs. Quanto ao que foi gasto com máscaras, considera dinheiro público jogado fora, pois os professores usam as que eles adquiriram por serem mais seguras.
Refere-se ao pedido de informação de sua autoria, solicitando esclarecimento sobre o valor financeiro total já investido e a investir, em 2021, em equipamentos de proteção individual para a Rede Pública Estadual de Educação, quais equipamentos e respectivas quantidades.
Menciona a audiência pública que acontecerá amanhã, nesta Casa, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, da Educação, da Fecam, para discutir sobre a vacina aos trabalhadores em Educação em Santa Catarina, e alerta que vários outros Estados já estão vacinando os professores. [Taquígrafa: Eliana]