Pronunciamento

Luciane Carminatti - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/08/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Informa que as atenções estarão voltadas ao Senado Federal, pois, na presente data, acontecerá a votação do Projeto de Lei 735/20, já aprovado pela Câmara Federal, que visa socorrer o setor da agricultura familiar e camponesa, com renda emergencial, recursos para o fomento da atividade e prorrogação das condições para o pagamento de dívidas. Afirma que o Partido dos Trabalhadores apoia integralmente esse setor, e fará esforços para convencer os Parlamentares e a sociedade sobre a necessidade de aprovar e sancionar esse projeto. Exibe no telão um vídeo com o objetivo de mostrar os agricultores catarinenses relatando suas experiências.
Comenta que 75% dos alimentos, nas refeições diárias, vêm da agricultura familiar e camponesa, fruto de várias políticas públicas implementadas nos governos Lula e Dilma. Informa que, de acordo com o Censo Agropecuário de 2019, 78% das propriedades rurais do Estado são de agricultura familiar, totalizando mais de 364 mil pessoas nesta atividade, garantido para Santa Catarina a posição de 5º maior valor de produção.
Reitera a necessidade de aprovar este projeto de lei, e encerra seu pronunciamento citando a fala do agricultor Fábio Fachini, de Ascurra, que pede mais solidariedade, respeito ao meio ambiente e mais coletividade. [Taquigrafia: Northon]