Pronunciamento

Luciane Carminatti - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/10/2023
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Diz que a educação do Brasil vem sofrendo com o sucateamento histórico e faz comparações com outros países desenvolvidos, onde existem universidades chamadas de milenares, e no Brasil a universidade mais antiga tem pouco mais de 100 anos.
Comenta que a eleição de diretores de escolas existe para evitar o caos de indicação, onde muitos políticos é que indicavam, sendo o quesito técnico o último a ser observado. Faz críticas ao decreto do Governo em que permite a eleição de diretores seja realizada no domingo, questionando o dia, pois é quando as escolas estão fechadas.
Fala que muitos dos deputados presentes querem indicar os seus diretores e não querem a democracia nas escolas. Critica a Secretaria da Educação que está fechando escolas no meio rural.
Discorre que um terço das escolas no Estado está sendo municipalizadas, afirmando que o Estado não quer mais arcar com o piso do Magistério e os prefeitos não estão conseguindo honrar também. Lembra-se da reorganização do novo ensino médio onde o Estado quer aplicar 20% da carga horária de forma on-line. Deixa críticas à proposta e pede explicações sobre as medidas de fechamento de escolas junto à Secretaria de Estado da Educação. [Taquigrafia: Guilherme]