Comunicação

Parlamento catarinense homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga


Simone Sartori
25/06/2026 - 21h25min

Além da sessão especial, Parlamento também realizou seminário sobre o Dia Internacional do Yoga

Além da sessão especial, Parlamento também realizou seminário sobre o Dia Internacional do Yoga

FOTO: Ana Quinto/Agência Alesc

A Alesc realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Yoga. A solenidade, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), reuniu representantes da Embaixada da Índia no Brasil, autoridades, profissionais e praticantes da modalidade para reconhecer personalidades e instituições que contribuem para a difusão do yoga, do ayurveda e das práticas integrativas em saúde.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, com o apoio de 175 países, o Dia Internacional do Yoga busca promover a prática como instrumento para o desenvolvimento humano, a promoção da saúde e da paz. Em Santa Catarina, o yoga integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor da proposição da sessão, o deputado Padre Pedro destacou a importância do reconhecimento institucional ao yoga e ressaltou o papel das práticas integrativas na promoção da saúde integral. “Em Santa Catarina nós instituímos, através de lei, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o yoga faz parte dessas práticas. A presença do embaixador neste momento aqui na Assembleia Legislativa é extremamente importante porque dá sustentação e garantia de que essas práticas deverão ser executadas nos municípios e pelo Estado dentro do sistema de saúde”, afirmou.

O parlamentar também ressaltou os benefícios da modalidade. “O yoga trabalha a pessoa na sua integralidade. É uma prática altamente positiva porque nos ajuda na concentração, na orientação, na compreensão, e isso é extremamente importante.”

Presente na solenidade, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense e reforçou a importância da disseminação da prática. “Yoga é uma prática milenar. Em todo o mundo se faz yoga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, disse.

O diplomata destacou ainda as ações realizadas durante o mês em celebração ao Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho. “Hoje estamos fazendo yoga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar das pessoas de Santa Catarina.”

Sobre a homenagem recebida, Bhatia afirmou que o reconhecimento simboliza o apoio das lideranças catarinenses às relações entre Brasil e Índia. “Quando isso acontece na Assembleia, significa que a liderança do Estado está conosco. É um sinal muito importante para a Índia, para a Embaixada e para mim pessoalmente.”

Confira a relação dos homenageados:

  • Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia – pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e do ayurveda;
  • Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil;
  • Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima – pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda – pela divulgação do yoga, do ayurveda e da cultura indiana;
  • Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi – pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) – pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil;
  • Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – pela promoção e fortalecimento do yoga;
  • Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão – pela promoção e fortalecimento do yoga;
  • Alésio dos Passos Santos – pelo cultivo de plantas medicinais;
  • Álvaro Otávio Ribeiro da Silva;
  • Amalha Iatarola Furtado;
  • Anand Nirgun;
  • Camila Reitz;
  • Christiane Ceron;
  • Ciliane Bedin;
  • Marcos Rosso Alves;
  • Sahil Singh;
  • Tassiana Gemelli;
  • Vanessa Santetti.

Seminário debate saúde, bem-estar e autoconhecimento por meio do yoga
Durante o dia, a Comissão de Saúde da Alesc promoveu o Seminário de Yoga, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em alusão ao Dia Internacional do Yoga. A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana para debater o papel do yoga e do ayurveda na promoção da saúde, do bem-estar e do autoconhecimento.

A programação contou com palestras, debates, apresentações culturais e aula prática de yoga, além da participação de representantes da Embaixada da Índia no Brasil, especialistas nacionais e internacionais e integrantes de instituições ligadas à difusão do yoga e do ayurveda. O evento foi promovido pela Embaixada da Índia no Brasil, pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, pelo gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.

O diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda e segundo secretário para Política Comercial da Embaixada da Índia, Anupam Kishore, lembrou que esta é a 12ª edição do Dia Internacional do Yoga e destacou que a prática deve ser incorporada ao cotidiano. “O tema deste ano é envelhecer com saúde. A essência do yoga é a união do corpo, da mente e do espírito. Em uma época em que as pessoas convivem com estresse, ansiedade e os desafios do envelhecimento, é importante parar, respirar e olhar para si mesmo para manter a saúde”, afirmou.

Segundo ele, a prática regular pode contribuir para uma vida mais saudável. “É importante integrar o yoga durante os 365 dias do ano para que as pessoas possam envelhecer com saúde.”

Para a presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur), Noeli de Oliveira Toledo, a realização do evento no Parlamento fortalece a valorização das práticas integrativas no âmbito das políticas públicas. “Quando as casas legislativas se abrem para um tema como esse, é algo grandioso. O yoga e o ayurveda fazem parte das práticas integrativas e complementares do SUS e eventos como este ajudam a ampliar a compreensão sobre sua importância”, destacou.

Ela também ressaltou que o yoga vai além da prática corporal. “O yoga não é apenas uma série de posturas ou uma ginástica. É uma filosofia de vida que auxilia as pessoas a acalmar a mente e o espírito, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.”

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias