Pronunciamento

Ismael dos Santos - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/04/2022
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Presta a sua homenagem ao Dia Nacional ao Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato, que completou em 2022, 140 anos do seu nascimento. Recorda sobre a literatura de Monteiro Lobato, afirmando que todos de alguma maneira foram influenciados por este grande escritor.
Apresenta dados em Plenário para dizer que a cada três dias uma livraria é fechada no Brasil, e considera isso muito triste. Fala que escrever é um ato de responsabilidade social, e promover a literatura garantirá para as novas gerações a história viva em nosso País.
Cita que todo livro é uma carta para amigos, discorrendo sobre os benefícios da literatura infanto-juvenil e sua experiência com a literatura judaica, onde diz que em Israel um aluno do ensino médio lê cerca de cinco livros por mês, enquanto no Brasil não se consegue ler cinco livros por ano.
Comenta que todas as ciências do mundo estão nos livros e pede atenção para a prática da leitura e seus benefícios, tais como nos libertar da tirania ideológica. [Taquigrafia: Guilherme]