Pronunciamento

Ismael dos Santos - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2022
DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Informa que fez uma pesquisa sobre o número de Universidades em todos os Estados brasileiros, citando que Minas Gerais têm 22 Instituições Federais de Ensino patrocinadas pelo Governo Federal, e Santa Catarina tem só uma, e mais as Fundações, os IFSC, da área profissionalizante.
Reivindica a federalização da Furb, em Blumenau, destacando que a mesma é uma instituição municipal, mas é financiada 100% pela iniciativa privada. Por isso, registra que vai encaminhar documento ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, manifestando apoio à proposta de federalização da universidade do Vale do Itajaí. Afirma que é uma solicitação antiga da população da região, de décadas, e que agora está sendo retomada, justificando que os entraves jurídicos e burocráticos é que estão dificultando a federalização.
Parabeniza Joinville pelo seu aniversário, pela sua caminhada vitoriosa, que teve muita fé e determinação para ter chegado ao ápice de desenvolvimento no Estado de Santa Catarina.
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Presidente) - Parabeniza o Deputado pela sua fala, pois considera a federalização da Furb de suma importância. [Taquígrafa: Ana Maria]