Pronunciamento

FERNANDO KRELLING - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2021
DEPUTADO FERNANDO KRELLING (Orador) - Manifesta-se quanto à utilização de máscaras para as crianças de dois a cinco anos na educação infantil. Coloca que, após agosto de 2020, a Unicef e a Organização Mundial da Saúde tiveram o posicionamento de que só as crianças acima de cinco anos deveriam usar a máscara.
Mostra-se preocupado porque já começaram as aulas nos municípios e na rede privada, na educação infantil, principalmente, e esse tema ainda está sendo discutido pelo Governo do Estado. Acrescenta que não existem evidências de que o uso da máscara em crianças seja vantajoso, muito pelo contrário, diversos pediatras também defendem que, nessa idade de formação, não devem usar a máscara.
Explica que as grandes queixas das crianças são desconforto, calor, irritação, sensação de dificuldade para respirar, distração, e o mais preocupante, é o potencial impacto no desenvolvimento psicossocial, principalmente nessa fase de desenvolvimento.
Solicita para que haja um estudo também quanto à idade de cinco a 11 anos, e que seja obrigatório somente após os 11 anos, pois antes disso, quando começa a comunicação, fica extremamente difícil. Fala que, segundo a OMS e a Unicef, é limitada a evidência científica disponível que aponte a possibilidade de crianças pequenas serem infectadas.
Ressalta para que o controle, nas escolas, seja na questão do distanciamento, dos percentuais em sala de aula, mas não diretamente com o uso de máscaras, porque isso está dificultando a formação dessas crianças. [Taquígrafa: Eliana]