Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Traz a preocupação de todos com o enfrentamento da crise causada pelo coronavírus e com assuntos que ficaram um pouco esquecidos, como a Reforma da Previdência Estadual.
Fala da dificuldade do Estado em conseguir recursos para combater a crise, ao mesmo tempo em que as despesas continuam crescendo, pois cerca de 80 a 90% das despesas estão comprometidas com contratos de anos anteriores, tais como os Previdenciários.
Lembra que 14 Estados da Federação já realizaram a Reforma da Previdência, e com isso conseguem enfrentar a crise com um pouco mais de segurança fiscal. Comenta que, com estas despesas, o catarinense é o maior pagador de ICMS do Brasil, e se faz necessário mudar isso, pensando um estado para longo prazo.
Pede aos Parlamentares que esqueçam um pouco a preocupação do Governador a respeito da pandemia, e que se atentem a esta reforma, pois a crise vai passar e existe um Estado para administrar.
Reforça que a cada mês que passa, o Estado gasta cerca de R$ 350 milhões em déficit previdenciário, ao mesmo tempo em que a receita sofre uma contração histórica. A única certeza é que quem vai pagar a conta é o pagador de impostos. [Taquigrafia: Guilherme]