Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/02/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Mostra-se contrário à obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças nas salas de aulas, visto que nem a OMS concorda com a orientação.
Faz o seguinte questionamento: por que adultos podem permanecer durante horas sem máscaras nos bares e restaurantes e as crianças são obrigadas a utilizá-las dentro da sala de aula? Salienta que não é a favor do uso de máscaras em mesas de restaurantes, menos ainda nas salas de aulas, pois as crianças são menos suscetíveis aos riscos do vírus.
Aponta que as decisões da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Educação são insensatas, pois fazem exigências desmedidas. Reitera que a Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de máscaras para crianças de 6 a 11 anos apenas em casos de transmissão generalizada, situação que não está ocorrendo em nenhuma região do Estado de Santa Catarina.
Registra Projeto de Lei de sua autoria que solicita a desobrigatoriedade do uso de máscaras para as crianças em salas de aula e pede celeridade em sua tramitação. Cita estudos que comprovam que a utilização de máscaras prejudica o aprendizado das crianças, além de causar um considerável desconforto. Faz retrospecto das decisões equivocadas relacionadas à educação que foram adotadas no Brasil desde o início da pandemia. [Taquigrafia: Roberto]