Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Lê mensagem que enviada por um cidadão, a qual considera que deveria preocupar todos os Deputados, assim como todas as pessoas que se importam com os catarinenses: "Queria pedir, se possível, para o Deputado dar uma cobrada no setor de compras da Saúde do Estado sobre insumos para o Hospital Regional de São José, pois meu pai e centenas de outras pessoas, que tanto necessitam de cirurgia de catarata, tiveram as mesmas canceladas desde janeiro de 2022 por falta de lentes. É um verdadeiro descaso pessoas à beira da cegueira e após anos de espera pela cirurgia, quando ela é marcada, acaba sendo cancelada por falta de material. Em um só dia foram 12 cirurgias canceladas, imaginem então em meses."
Diz que recebeu a mensagem de uma pessoa que estava acompanhando o pai para fazer uma cirurgia de catarata, a qual acabou sendo cancelada por conta da falta de insumos. Afirma que a situação não acontece por falta de verba, mas sim devido à falta de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde.
Registra que, em dezembro, a Secretaria da Saúde abriu um processo para comprar lentes, entretanto, em janeiro, por motivos burocráticos o órgão arquivou o próprio processo, que só foi reaberto em março. Acrescenta que quando finalmente uma empresa venceu a licitação para fornecer as lentes, foram feitas novas exigências e a previsão para entrega dos insumos foi postergada para a segunda quinzena de julho.
Cita que é impossível aceitar que pessoas no Estado de Santa Catarina permaneçam impossibilitadas de enxergar em virtude da falta de planejamento dos órgãos responsáveis. [Taquigrafia: Roberto]