Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 002ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 16/02/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Faz um adendo acerca das votações nas sessões ordinárias, dizendo que não aceita o papel de homologador e faz questão de honrar os votos que recebeu defendendo suas opiniões sempre.
Discorre sobre iniciativa da qual tem orgulho de fazer parte, a reformulação do Pacto Federativo. Expressa que o projeto tem potencial para mudar o Brasil para as próximas gerações. Alega que o Pacto Federativo é a forma que a União, atualmente, arranja os Estados para suprimir as vontades individuais dos cidadãos.
Conta que o processo para reformular a Constituição Federal por meio dos Estados nasceu na Alesc. Cita que para que a PEC seja votada pelo Congresso Nacional, o mesmo texto precisa ser aprovado em 14 das 27 Assembleias Legislativas. Destaca que o projeto já foi aprovado em nove assembleias legislativas e, no momento atual, está tramitando em outras nove.
Afirma que, justamente por lutar contra a centralização política, foi fundamental que a iniciativa tivesse surgido dos Estados, de forma descentralizada. Salienta que a principal intenção da PEC é descentralizar as decisões da União e dar voz aos Estados e a toda a população. [Taquigrafia: Roberto]