Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/03/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Lamenta o fato de a imagem masculina ser predominante na história da sociedade, diminuindo a importância de inúmeras mulheres que participaram de forma decisiva e fundamental na construção da sociedade.
Conta a história da costureira Rosa Parks, que mudou a história dos direitos civis americanos ao negar ceder seu assento no transporte coletivo a um homem branco, motivo que causou a prisão de Rosa. Diz que esse ato iniciou a maior revolução dos direitos civis, protagonizada por Rosa Parks e Martin Luther King.
Também comenta a história da escritora Ayn Rand, criadora de obras consideradas, depois da Bíblia, as mais influentes dos Estados Unidos. Conta a conquista da cientista Marie Curie, primeira mulher a ganhar não apenas um, mas dois Prêmios Nobel. Cita a história de Anita Garibaldi, heroína da Guerra dos Farrapos e Batalha de Gianicolo, lutou pela liberdade no Brasil e na Itália. Encerra seu discurso, prestando uma bela homenagem especial para sua mãe, e menciona a fala da Deputada Ada ao comentar que todos os dias são das mulheres. [Taquigrafia: Northon]