Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/06/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Fala que em 1787 a Convenção Constitucional Americana terminou o texto do que seria a Constituição Americana, e naquele momento havia um grande medo, por parte dos Estados, da centralização política, afinal de contas tinha acabado de sair de um processo por independência. O resultado disso foi que a Constituição Americana, promulgada no ano seguinte, em 1788, manteve os Estados com grande parte do poder.
Afirma que no Brasil se aceita com normalidade ter um Estado agigantado e extremamente centralizado na sua capital federal. Aqui não há questionamentos sobre essa centralização, ou sobre a implicação disso na liberdade do cidadão. Explica que os indivíduos são diminuídos quando as suas vontades não são ouvidas e aquilo que os atinge é decidido por pessoas que não moram em seus estados e não convivem com os seus problemas.
Faz críticas a essa forma de governo e diz que de fato se precisa de um Brasil que viva o Federalismo, e não uma grande massa centralizada.
Defende uma Proposta de Emenda Constitucional que mude essa forma de governo, descentralizando o poder de Brasília e deixando que cada Estado decida o que é melhor para os seus cidadãos.
Reafirma o seu desejo de um Brasil federalista e independente em seus Estados, lembrando que o poder de Brasília, hoje, é absoluto e um grande incentivo à corrupção e à degeneração de qualquer Governo. [Taquigrafia: Guilherme]