Pronunciamento

Altair Silva - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/04/2019
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Inicia seu discurso relatando sobre sua viagem à Brasília, onde participou de uma audiência pública sobre o fortalecimento do ensino técnico no Brasil, juntamente com os técnicos industriais e agrícolas de Santa Catarina. Relata que também esteve no gabinete do senador Esperidião Amin e da deputada Ângela Amin para efetuar encaminhamentos de interesses dos municípios catarinenses.
Afirma que sua experiência, com ensino e profissão de técnico agrícola, foi essencial para perceber a importância do curso técnico profissionalizante na vida do jovem, principalmente por encurtar o caminho para chegar ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.
Faz uma reflexão sobre a contribuição da Escola Técnica de Santa Catarina e a Escola Técnica Tupy para o fortalecimento do setor metal-mecânico no norte do estado. Acrescenta que a formação nas escolas técnicas também é importante para preparar a sucessão nas propriedades familiares agrícolas.
Na sequência, demonstra preocupação com a falta de água no município de Seara, e afirma que a situação irá piorar com a queima da bomba do único poço profundo responsável por abastecer a cidade. Comunica que a Casan está efetuando uma manobra de abastecimento para atender os bairros de Seara, mas não é suficiente para resolver o problema de abastecimento de água da cidade.
Relata que protocolou pedido de audiência pública sobre a situação da SC-108, que possui uma cratera que está interrompendo a rodovia há um ano. Deixa claro que não está criticando o atual governo e nem o anterior, mas sim lamenta o fato de não haver recursos ou de não colocar essa situação como prioridade.
Informa que haverá uma audiência pública no dia 6 de maio, em Tijipió, para definir um prazo para a resolução das crateras, que estão isolando o Vale do Rio Tijucas e consequentemente prejudicando a economia. Finaliza, convidando todos os deputados para estarem presentes nessa audiência, para que os problemas da SC-108 sejam resolvidos o mais rápido possível. [Taquígrafa: Sara]