Pronunciamento

Ada De Luca - 027ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 04/11/2008
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - (Passa a ler.)
"Sr. presidente, colegas deputados, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, Santa Catarina outra vez se diferencia dos demais estados do país, aparecendo entre os melhores destinos turísticos brasileiros, com posição de destaque inclusive em nível internacional.
Os senhores, tenho certeza, acompanharam as notícias na mídia: Santa Catarina foi eleita como o destino preferido dos turistas brasileiros pela segunda vez consecutiva. O prêmio de melhor destino turístico foi concedido pela revista Viagem e Turismo - uma das publicações mais respeitadas pelo setor -, depois de promover uma votação popular, na qual o público escolhe suas melhores opções.
Nosso belo e pujante estado também foi destaque entre os melhores resorts de praia, os melhores hotéis fazenda e os melhores parques temáticos. A escolha de Santa Catarina ser a melhor não se deu por acaso. O próprio site da revista Viagem e Turismo descreve Santa Catarina como o estado que tem calor, sombra e água fresca em 560 quilômetros de praias. Se for inverno, o clima é europeu e a temperatura chega abaixo de zero.
A publicação também destaca as reservas ecológicas, as lagoas, as temporadas de pesca e o calendário das festas no estado. Como relata a revista 'Santa Catarina é sempre uma delícia'. E é mesmo!
As belezas naturais do nosso estado são indiscutíveis! Mas, indiscutível também é o trabalho que tem sido feito pelo nosso governador Luiz Henrique da Silveira, para colocar Santa Catarina entre os melhores roteiros turísticos do Brasil e do mundo.
Eu mesma participei de viagens com o governador, na época eu não era deputada, presenciei palestras dele com as mais altas autoridades de turismo, quando as convidou a visitar, a conhecer Santa Catarina para colocar nosso estado nos roteiros promovidos por seus órgãos e agências.
Desses encontros, lembro do governador Luiz Henrique defendendo com garra, com afinco, acreditando e transmitindo um sentimento de convicção do potencial turístico catarinense, decantado por ele em Portugal, Espanha, Suécia, Cracóvia, na Alemanha, Rússia, Inglaterra, França e em tantos outros países. Visionário que é, como Dom Quixote, enfrentou os moinhos de vento. Houve ocasiões em que o nosso governador foi um verdadeiro caixeiro viajante, vendendo Santa Catarina aos quatro cantos do mundo. Agora está colhendo os frutos!
Priorizar os investimentos em infra-estrutura, qualificação e organização no trade turístico, captação de novos interesses e a aplicação estratégica de recursos dos fundos de cultura, esporte e turismo são apenas algumas das ações do governo que colocaram Santa Catarina no topo do turismo.
Este espírito vanguardista do governador Luiz Henrique já rendeu outros frutos, além da premiação da revista Viagem e Turismo. Na última sexta-feira, foi anunciada a decisão unânime dos integrantes do Conselho Mundial da Viagem e Turismo de realizar o próximo encontro mundial da entidade em Florianópolis, em maio do ano que vem. O evento reunirá 700 autoridades, empresários e as maiores lideranças do turismo mundial de 14 a 18 de maio de 2009. Será a primeira vez que este evento será realizado na América Latina, já que os últimos três ocorreram em Paris, Washington e Dubai, nos Emirados Árabes. Será um orgulho para todos nós, catarinenses!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Pedi o aparte para cumprimentar v.exa. pelo tema abordado e aqui também fazer uma ressalva: há muitas críticas de que a política do turismo para Santa Catarina - e escutamos discursos e mais discursos aqui - é errônea, que não é a política certa. Essa é a prova de que a política adotada pelo governo de Santa Catarina e pelos empresários está no caminho certo, tanto é que o estado é bicampeão em termos de turismo. E não somos nós que estamos falando, são as autoridades, as pesquisas em nível nacional que mostram que o melhor caminho para o turismo, que o lugar mais procurado hoje é Santa Catarina.
Nós acompanhamos todo o empenho do governador Luiz Henrique nas viagens que realizou para vender o nosso estado. E isso ele fez como ninguém, pois mostrou Santa Catarina, que é um estado bonito, belo e tem um povo ordeiro; um estado que apresenta um diferencial na geografia da serra, do mar, dos vales, enfim, da colonização. Tanto é que no ano que vem Santa Catarina, na sua capital, Florianópolis, vai sediar o maior evento de turismo mundial.
Então, quero cumprimentar v.exa. pelo belo pronunciamento e também estender os cumprimentos ao governo Luiz Henrique pela política certa para com o turismo em Santa Catarina.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Obrigada, deputado Elizeu Mattos.
(Continua lendo.)
"Em breve, o estado será sede da primeira filial, fora da Europa, da Escola Nacional de Administração, uma das mais renovadas escolas de administração pública do mundo. Os detalhes para a instalação da escola serão acertados pessoalmente pelo governador em Paris, na França, na semana que vem. Num processo de crescente internacionalização de Santa Catarina, cada vez mais inserida no cenário global, já podemos vislumbrar outros grandes eventos aqui sediados.
Que venham os jogos da Copa de 2014. O nosso estado está-se preparando, e muito bem!
Parabéns, governador Luiz Henrique da Silveira!"
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)