Pronunciamento

Ada De Luca - 055ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 04/12/2007
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, colegas deputados, público que nos prestigia, TVAL, Rádio Alesc Digital e servidores desta Casa.
(Passa a ler.)
"Venho à tribuna hoje para reverenciar uma mulher surpreendente, forte e autêntica, que pela sua luta se transformou em um mito da geração atual.
Volto a falar sobre Maria da Penha, com quem pude conversar por algumas horas nesses dias da passagem dela pelo nosso estado, porque esta mulher encantou a todos com o seu carisma, com a sua simplicidade, com a sua paciência e com a sua garra.
Tivemos uma oportunidade única, ímpar, no final de semana que passou. Quem esteve no Centro Multiuso de São José para a abertura da 1ª Jornada Maria da Penha presenciou, com certeza, uma das maiores mobilizações de mulheres já realizadas neste estado.
Mais de 900 lideranças femininas lotaram o auditório do Centro Multiuso trazendo faixas, vestindo camisetas e compartilharam um momento único, um momento histórico de ver de perto e ouvir a história da grande mulher Maria da Penha.
Hoje, só tenho a agradecer. Primeiro, claro, agradeço a Maria da Penha por ter nos atendido com tanto carinho e ter vindo à abertura da jornada que leva o seu nome.
Quero agradecer às centenas de mulheres que vieram dos mais distantes rincões deste estado para prestigiar o nosso evento. Tivemos a presença de muitas mulheres da região da Grande Florianópolis, mas também recebemos caravanas de São Bento do Sul, que foi a maior, parabéns a São Bento do Sul, de Gravatal, Laguna, Rio do Sul, Capivari de Baixo, Tijucas, Otacílio Costa, Blumenau, Ibiam, Tubarão e muitas outras.
Agradeço aos prefeitos, às primeiras-damas e às 16 vereadoras que mobilizaram a comunidade e viajaram quilômetros para estarem em São José naquele belíssimo e ensolarado sábado.
Meu muito obrigado ao prefeito de São José Fernando Elias, que nos cedeu o maravilhoso centro de eventos, que abrigou calorosamente todas as delegações e também quero agradecer à equipe do Centro Multiuso, em nome da coordenadora Michele, que nos recebeu com eficiência e dedicação.
Agradeço as minhas colegas parlamentares Ana Paula Lima e Odete de Jesus, que tão bem representaram a democracia deste Parlamento naquela mesa e que, independente de corrente partidária, receberam Maria da Penha, prestigiaram o evento e levaram também suas delegações. Obrigada ao deputado José Natal que nos honrou com a sua presença e foi o bendito ao fruto, numa mesa maciçamente feminina.
Obrigada à senadora Ideli Salvatti; obrigada a sra. Ivete Appel da Silveira, presidente da Fundação Nova Vida, que representou o governador do estado, meus agradecimentos do fundo do coração.
Quero agradecer a TVAL pelo belo trabalho realizado no sábado, transmitindo ao vivo para todo o estado de Santa Catarina, e ao mesmo tempo agradeço a toda a imprensa catarinense que nos acompanhou, desde sexta-feira, na entrevista coletiva com Maria da Penha, até o encerramento do evento, dando cobertura a esse importante evento".
O Sr. Deputado Edson Piriquito - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Edson Piriquito - Nobre deputada, quero parabenizar v.exa. pela brilhante idéia que teve em trazer Maria da Penha para Santa Catarina.
Estava cumprindo agenda em outro roteiro e não pude comparecer a esse evento, mas pude observar, através da retransmissão da TVAL, quando cheguei em casa, às 23h30min. Foi uma homenagem muito especial que v.exa. conseguiu promover. Foi uma grande reunião, com muita audiência, demonstrando a sua liderança, o que vem dizer que v.exa. não está aqui por acaso e sim porque tem serviço prestado a Santa Catarina e que representa muito bem hoje o público feminino.
Parabéns a v.exa., a toda sua equipe, a todas as pessoas que lhe ajudaram e pode ter certeza de que naquilo que for possível nós estaremos aqui solidários à causa Maria da Penha.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Agradeço o seu aparte, nobre deputado.
(Continua lendo.)
"Quero agradecer aos componentes da comissão de Direitos e Garantias Fundamentais e de Amparo à Família e à Mulher, que foram unânimes ao aprovar este projeto.
Agradeço, especialmente, ao deputado Julio Garcia, presidente desta Casa, que deu todo apoio necessário para a realização do evento, disponibilizando cerimonial, Casa Militar, TVAL, Rádio Alesc Digital e AL Notícias, os quais parabenizo pelo excelente trabalho.
E, por fim, agradeço aos parceiros que comigo planejaram, executaram e organizaram este projeto, que são: Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Coordenadoria Estadual da Mulher, Fundação Nova Vida, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, BPW - Associação de Mulheres de Negócios -, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Delegacia da Mulher - 6ª DP -, Associação das Donas-de-Casa".
O Sr. Deputado Serafim Venzon - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Serafim Venzon - Nobre deputada, eu quero cumprimentar v.exa., principalmente por mais esta ação que faz através da comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher.
Esse grande encontro, a vinda desse ícone da defesa dos direitos da mulher foi uma grande oportunidade para chamar a atenção, primeiro, dos direitos que as mulheres têm para também se fazer valer, no sentido de levar as denúncias aos órgãos competentes, para que a Justiça possa atuar. Segundo, para que os agressores, aqueles mal-educados, que lamentavelmente usando da força física, da força animal, da força bruta, muitas vezes, extrapolam a sua cabeça animal.
Mas eu saúdo v.exa. por esse movimento. E nós, do PSDB, nos fizemos representar através do deputado José Natal, como v.exa. bem colocou, mas de qualquer maneira apoiamos todo esse grande movimento que v.exa. promoveu.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar a grande deputada Ada De Luca que tem uma história de luta, trabalho e mobilização e que pegou toda a sua história para colocar em prática em tão pouco tempo. Quero, então, cumprimentá-la e falar do seu papel brilhante nessa mobilização extraordinária.
Quer dizer, não são só as mulheres que estão de parabéns, mas todos nós, porque essa mobilização valeu para Santa Catarina. Parabéns, deputada Ada De Luca, continue colocando em prática toda a sua luta de vida e de trabalho como já está fazendo, com precisão e muita responsabilidade.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Muito obrigada e parabéns a todas nós que estamos iniciando esse trabalho de erradicação da violência doméstica e familiar em nosso estado.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)