Pronunciamento

Ada De Luca - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/10/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Bom-dia, sr. presidente Moacir Sopelsa, caros colegas, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital.
Iniciando a minha fala, quero prestar uma homenagem toda especial ao Dia do Vereador e dizer que todos os vereadores do nosso estado são as peças fundamentais, são os alicerces de toda a política do estado e do país. Parabéns pelo seu dia!
(Passa a ler.)
"Mas quero, hoje, destacar a sessão solene que será realizada em Criciúma, na próxima terça-feira, dia 6, às 20h, no Criciúma Clube.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina estará transferindo-se para o sul do estado, por proposição que apresentei para homenagear empresas, entidades e pessoas que ajudaram a construir a história de sucesso da minha terra natal, Criciúma.
Aproveito a oportunidade para convidar todos os srs. deputados e, principalmente, os meus colegas do sul do estado de Santa Catarina para a sessão solene que contará com a presença do sr. governador Luiz Henrique da Silveira; do secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando, o popular Vampiro; do presidente desta Casa, deputado Jorginho Mello; do prefeito municipal Clésio Salvaro; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edison do Nascimento, entre outras autoridades.
Ao todo serão mais de 60 homenageados que representam os diversos setores da comunidade criciumense. Tenho certeza de que muitos outros deveriam estar sendo homenageados, e quero que os que não tiveram os seus nomes contemplados também se sintam reconhecidos e convidados a participar dessa sessão solene, pois seria impossível nominar todos.
Como já disse, será um encontro histórico e emocionante para as pessoas que deram o seu suor, e até suas lágrimas, e viveram o início do desenvolvimento de Criciúma; será um encontro histórico para os que marcaram ou continuam presentes na história do nosso município.
Será um momento de recordar e comemorar! Recordar desde a chegada das primeiras famílias de italianos, como os Barbieri, os Benedet, os Billezimo, os Casagrande, os Darós, os De Luca, os Martinello, os Meller, os Millanese, os Milioli, os Sonego, os Zanette, e tantas outras que ainda têm seus descendentes instalados e fixados na região sul. Sem esquecer das várias famílias polonesas que se instalaram na Linha Cabral e na Linha Batista, e dos alemães que fundaram uma colônia na nossa querida Forquilhinha.
Será uma sessão solene, como já falei. A Assembleia irá transferir-se para Criciúma para reviver a rica e pujante história da nossa terra, desde a origem da então Cresciúma, que teve sua grafia alterada para Criciúma.
Nessa solenidade estarei homenageando os primeiros e mais tradicionais colégios da cidade, onde se formou boa parte dos seus filhos, e os mais ilustres de Criciúma. Os criciumenses de nascimento ou de coração também estarão representados por personalidades políticas e sociais que ajudaram a construir esta bela história.
Os anos dourados de Criciúma, marcados por concorridos bailes, soirées e festas, serão recordados através dos clubes, que até hoje divertem e reúnem as famílias e a sociedade criciumense.
A cidade também viveu anos de glória através do esporte. Com o futebol do nosso Criciúma Esporte Clube - o Tigre - despontou para o Brasil e para o mundo, orgulhando, por que não, o coração de todo catarinense que torce por seu estado.
O comércio de Criciúma, sempre forte e diversificado, mistura sua história com a das famílias que fundaram a cidade e merece o nosso reconhecimento.
Na saúde, Criciúma sempre se destacou pelos atendimentos de alta complexidade e pelo pioneirismo em diversas especialidades.
Setores da indústria, como o cerâmico, de vestuário, plástico, metal-mecânico, de alimentação, tintas e fibrocimento, que têm colocado Criciúma no topo, em posição de destaque na economia nacional e mundial, terão sua importantíssima contribuição ao desenvolvimento de todo o sul catarinense reconhecida, nesta sessão solene.
E se Criciúma é conhecida pela origem italiana, pelo futebol do Tigre e por ser um polo industrial, muito se deve à imprensa que atua no município. Seja pelas páginas dos jornais, pelas ondas das rádios ou pelas antenas das tevês, Criciúma está sempre em destaque na mídia estadual e nacional, graças aos competentes profissionais que lá atuam.
Mas, claro, tudo o que temos hoje na nossa Criciúma tem origem num produto: o ouro negro descoberto em 1893 e extraído em escala industrial até 1970. O carvão foi o grande propulsor do crescimento econômico e cultural de toda região. A atividade, ainda mantida por grandes carboníferas, terá espaço de honra na homenagem.
Das primeiras famílias, aos colégios e clubes que marcaram época, às grandes empresas que cresceram com a cidade, a sessão solene do próximo dia 6 será um resgate histórico, econômico e social de Criciúma, que muito me orgulho de estar fazendo.
Propus essa solenidade para reconhecer e agradecer a quem fez, e continua fazendo, tanto por Criciúma e por todo o sul de Santa Catarina. Conto com a presença dos srs. parlamentares, principalmente dos colegas do sul, nessa homenagem.
E, como disse Aristóteles, 'A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las'."
O Sr. Deputado Décio Góes - V.Exa. me concede uma aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Décio Góes - Deputada Ada De Luca, gostaria de parabenizá-la pela ideia de homenagear os fundadores que marcaram a história dos 130 anos de Criciúma. Em janeiro fará 130 anos; então, já estamos na fase de comemorar esta importante data da fundação da nossa cidade.
Quero parabenizar v.exa. e dizer que pode contar com a minha presença. Estarei lá prestigiando esse seu ato que, no fundo, também é um ato da Assembleia Legislativa.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Como criciumense que v.exa. é, não poderia deixar de estar lá.
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - V.Exa. nos concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não!
O Sr. Deputado Giancarlo Tomelin - Quero parabenizar v.exa. pela manifestação sobre Criciúma. Todos os srs. deputados conhecem todo o estado e cada cantinho nos traz uma alegria, um sentimento. E v.exa. foi muito feliz no seu pronunciamento.
Por isso, quero parabenizá-la e dizer que o hino de Criciúma inicia dizendo assim:
"Criciúma
Nasceste menina,
Foi teu berço plasmado em carvão,
Hoje és uma aurora brilhante,
De uma nova e feliz geração."
Então, parabéns a todos os criciumenses também pela primeira estrofe do seu hino.
Parabéns, srs. deputada!
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Gostaria de destacar nesta manhã uma grande mobilização, pulverizada pelos 293 municípios de Santa Catarina, que irá acontecer neste final de semana, no horário em que cada diretório local considerou mais adequado para reunir os filiados, o PMDB vai realizar suas convenções municipais.
É bom lembrar, deputado Peninha, que somos o maior partido de Santa Catarina, o que tem uma militância histórica e aguerrida. Temos o maior número de prefeitos e de vereadores, as maiores bancadas estadual e federal; temos o governador Luiz Henrique e uma grande disposição de continuar fazendo o nosso estado ser cada vez mais um exemplo para o Brasil, com força e disposição para ir em frente rumo a um futuro melhor, mesmo que na caminhada tenhamos que enfrentar intempéries e provocações, como tornados e inundações.
Nós vamos realizar grandes convenções no final de semana. Tenho certeza de que todo peemedebista já está com seu coração pulsando mais forte para essa festa partidária.
No clima da mobilização partidária, também gostaria de destacar o nível elevado que vem sendo conduzido o nosso partido pelo nosso eminente presidente do diretório estadual, Eduardo Pinho Moreira. Além da mobilização dos peemedebistas, ele também vem buscando o diálogo constante com outras agremiações políticas, nada mais justo em tempos de alianças, e conversando sobre temas de relevante importância para Santa Catarina.
Esteve esta semana com a senadora Ideli Salvatti, reuniu-se com a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, como havia feito com a bancada do DEM na semana anterior. E ontem, em Criciúma, recepcionou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, juntamente com o prefeito Clésio Salvaro, nosso ex-colega deste Parlamento, com o vice-governador Leonel Pavan, com o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, e com o presidente estadual do PSDB, Dalírio Beber, esse grande companheiro.
Era esse o registro que gostaria de fazer a respeito da grande convenção do nosso PMDB neste final de semana. Fica aqui o recado a todos os peemedebistas, que vistam a camisa do PMDB e compareçam às convenções. Essa não é só uma festa do partido, ela é cívica, e a cada ano, a cada convenção que passa, é um ato histórico do nosso partido, que foi um partido da resistência, um partido que aguentou tudo no punho e na força. Vamos todos, companheiros, às nossas convenções!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)