Pronunciamento

Ada De Luca - 030ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/04/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente, sras. deputadas, público que nos assiste, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital e peemedebistas em geral.
(Passa a ler.)
"Hoje, no aniversário do nosso MDB, depois PMDB, do qual com muita honra fui uma das fundadoras, não me poderia furtar de prestar essa homenagem, pois sou do tempo em que os emedebistas, como o gado, eram marcados a ferro. Agora, com a democracia conquistada pelos emedebistas históricos, tudo ficou bem mais fácil.
O MDB sempre nos orgulhou pela sua história. Convivemos com os grandes mestres do partido, como Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Dante de Oliveira, Freitas Nobre, Marcos Freire, e ainda tivemos a honra de contar com Valdir Pires, Fernando Lira, Pedro Simon, entre tantos outros.
Também testemunhei e arregacei as mangas para a construção do MDB catarinense, o MDB de Pedro Ivo Campos, de Casildo Maldaner, de Paulo Afonso, de Eduardo Pinho Moreira e de Luiz Henrique, só para citar alguns governadores que o nosso partido já teve.
Eu não vou enumerar outros tantos homens honrados, de fibra e de garra que não foram governadores, mas foram alavancas essenciais para que o PMDB chegasse aonde chegou. Lembro-me de 1965, quando importantes líderes nacionais foram eleitos para os governos da então Guanabara e de Minas Gerais. Foram grandes heróis, já esquecidos por muitos, que derrotaram os candidatos apoiados pelo regime ditatorial implantado em 1964.
Em Santa Catarina, de um lado ficaram os que aderiram ao poder e às suas manobras, e de outro ficaram os homens que tinham como estandarte a não-aceitação da quebra da ordem legal do país. Aqui se formou um grupo com militantes que vinham do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, ao qual se juntaram alguns líderes expressivos do Partido Social Democrata, o também famoso PSD, e da União Democrática Nacional, a não menos famosa UDN.
O MDB se tornou uma grande frente das oposições em Santa Catarina e em todo o Brasil e foi conquistando tantos espaços importantes, que em 1980, tentando enfraquecer o regime autoritário, o governo militar abriu um leque de registros para outras siglas e forçou a mudança de MDB para PMDB.
Com uma história de heroísmo, amor à democracia e ao povo brasileiro, proporcionado por homens e mulheres contra a pressão das armas, das perseguições e das ameaças, teve início a construção do mais antigo partido político da República brasileira. O nosso partido teve participação decisiva em campanhas como a da anistia, tão almejada por tantos, e a das Diretas Já, lançando as bases para a reconstrução da tão almejada democracia, que era o clamor do povo brasileiro.
Quem olhar as lideranças do PMDB verá a representação do caráter nacional, entre cujos atributos se destacam, inclusive, a tolerância e a capacidade de ter um convívio amistoso com os contrários. O compromisso do PMDB sempre foi com a democracia. Nós formamos um partido que nunca exerceu o poder por força de golpe ou de soluções extraconstitucionais. Sempre exercemos mandatos populares e única e exclusivamente com a força do povo e do seu voto. Nós temos serviços prestados à nação, e muitos, basta ler e história. Quem lê sabe muito bem. Isso as urnas sempre reconheceram, haja vista o crescimento partidário.
Homens e mulheres de fé e de luta, minhas homenagens! Uma homenagem especial àqueles companheiros anônimos, mas heróis militantes de tantas e tantas batalhas.
O passado constitui a caução e a garantia de que o partido dispõe de quadros para o exercício das funções inerentes à República. Essa diretriz pautou a história do PMDB, que não crê em caudilho ou salvadores da pátria, mas na militância e na sua força. Quem não considerar esses fatos não entenderá a energia e a vitalidade que o voto popular inspira em nosso PMDB.
Termino este pronunciamento, que muito me honra fazer, reforçando o meu compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina e engrandecendo os representantes peemedebistas nas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas, na Câmara Federal e no Senado da República.
E cito o nosso grande timoneiro, sempre presente para quem conhece a história do partido, dr. Ulysses Guimarães, meu grande mestre, meu guru. Prestem atenção, companheiros do PMDB: 'Passado é o que passou. Não passou o que ficou na memória ou no bronze da história. O PMDB é também o passado que não passou'.
Eu diria mais: diante do atual cenário político, o PMDB é o futuro.
Parabéns peemedebistas! Esse é o nosso PMDB!
Muito obrigada a todos!"
(SEM REVISÃO DA ORADORA)