Pronunciamento

Ada De Luca - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comenta sobre as três audiências públicas regionais realizadas pela comissão que controla os gastos do dinheiro público, direcionado ao tratamento de pacientes com Covid-19. Lembra que ouviu relatos de angústias dos prefeitos do oeste, do norte, e da Grande Florianópolis, bem como a afirmação do Secretário de Estado da Saúde que o número de casos vai aumentar.
Cita dados sobre a doença, constatando que a taxa de letalidade é maior que 1.5%, e se diz assustada. Critica a falta de informações sobre a quantidade de leitos de UTI disponíveis no Estado.
Argumenta contra a fala do Secretário de Estado da Saúde e diz não ter entendido o que foi proposto na audiência, bem como na reunião da comissão de Saúde, quando ele pediu que os municípios assumam, ou ajudem a assumir, a gestão de crise. Cita que fez um pedido de informação para que o Secretário explique o que ele quis dizer.
Refere-se, ainda, ao Relatório da CPI dos Respiradores, cuja leitura acompanhou na noite anterior, parabenizando os Deputados pelas quase sete horas de trabalho, deixando bastante evidente a responsabilidade do Governador no processo, por omissão, o que resultou em desperdício de R$ 33 milhões do dinheiro público, que poderia ter resolvido o problema das UTIs no Estado, bem como dos testes e dos insumos.
Agradece aos colegas Deputados pelo esforço, e diz que sente-se orgulhosa do desempenho dos mesmos, porém lembra que é obrigação do Parlamento fiscalizar, entregando um trabalho de excelência ao povo catarinense. Outrossim, ressalta que é dever do Executivo buscar transparência e investir o recurso público de maneira correta e responsável. [Taquigrafia: Guilherme]