Pronunciamento

Ada De Luca - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/09/2020
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Diz que tem acompanhado com preocupação o comportamento de algumas pessoas em relação ao coronavírus. Menciona que as pessoas têm que entender que a pandemia ainda não acabou, citando que ainda não existe vacina e que não podemos relaxar. Acrescenta outra questão também preocupante, o estado de espírito das pessoas, que estão com o olhar triste, opaco, precisando tomar sol, nem que seja da janela de suas casas, na sua varanda, no seu quintal, pois isso ajuda muito.
Destaca que têm ocorrido muitas brigas, agressões verbais e físicas, seja no âmbito familiar e até em público. Relata casos de depressão, afirmando que o fator psicológico tem afetado a população devido ao isolamento social e a prisão domiciliar em que estamos vivendo. Comenta que é uma situação mundial, é um fenômeno global. Faz referência também à questão da violência contra a mulher, reforçando a importância da denúncia aos órgãos competentes.
Encerrando, alerta os colegas Deputados sobre a necessidade de trabalhar a saúde mental do povo catarinense, com pessoas especializadas, ampliando as vagas em hospitais para atendimento psicológico, psiquiátrico e assistência social, criando projetos direcionados para essa questão. [Taquígrafa: Ana Maria]