Deputados

Deputados

Ada De Luca

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
19 Abril 1949
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Criciúma /
Gabinete:
106
Contatos:
  • (48) 3221-2689
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

09/12/2021 - 125 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Deixa claro seu repúdio aos eventos que envolvem sofrimento animal, citando a farra do boi como exemplo. Comunica que está recebendo diversos ataques, vindo de pessoas contrárias ao passaporte da vacina. Acrescenta que o certificado das diversas vacinas é comum e utilizado em diversas ocasiões, e afirma que a preocupação com saúde coletiva deve prevalecer. Lê matérias de diversos países que demonstram o uso de comprovante de vacinação. E deixa claro que age

COMISSÕES

Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde
Comissão de Segurança Pública

125ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/12/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Deixa claro seu repúdio aos eventos que envolvem sofrimento animal, citando a farra do boi como exemplo. Comunica que está recebendo diversos ataques, vindo de pessoas contrárias ao passaporte da vacina. Acrescenta que o certificado das diversas vacinas é comum e utilizado em diversas ocasiões, e afirma que a preocupação com saúde coletiva deve prevalecer. Lê matérias de diversos países que demonstram o uso de comprovante de vacinação. E deixa claro que age (...)

095ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/09/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Demonstra seu pesar pela morte do ex-Senador Jaison Barreto, lembrando que o político foi um dos autênticos do MDB, assumindo uma postura combativa no período da ditadura militar a favor da redemocratização do Brasil. Lembra a história política de Jaison Barreto e cita fatos passados que marcaram sua trajetória, onde em um período conturbado, o ex-senador chegou ao pleito pelo voto do povo. Relembra comícios políticos e ações feitas em campanha que ganharam (...)

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relata com tristeza a tomada, após 20 anos, da capital do Afeganistão, Cabul, pelo grupo terrorista Talibã, após os EUA retirarem suas tropas do país, dizendo que é o assunto que mais se fala no momento. Afirma que o grupo é um regime totalitário, e que atua em total desobediência aos direitos humanos. Alerta à comunidade internacional sobre o que está acontecendo, considerando que alguma providência urgente tem que ser adotada, principalmente com relação ao (...)

072ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Discorre sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio e exalta os atletas brasileiros, que mesmo diante da falta de incentivo e patrocínios conseguem superar as dificuldades e trazer medalhas para o País. Conta que 13% da delegação olímpica precisaram fazer vaquinha para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Cita atletas da canoagem, os quais precisaram investir dinheiro próprio para competir, e uma atleta judoca, que trabalha como enfermeira para sustentar a rotin (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/07/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Expressa o sentimento de dever cumprido, pois passa a coordenação da Bancada Feminina da Casa para a Deputada Luciane Carminatti. Deseja sucesso e lembra os desafios enfrentados, defendendo as bandeiras que acredita, sabendo que a sua passagem pela Bancada Feminina não passaria despercebida. Discorre sobre as demais Deputadas que compõem esta Bancada e as ações promovidas pela mesma, tais como lançamento de livros, palestras, homenagens, que integraram a pro (...)

055ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Em resposta ao Deputado Jessé Lopes, comenta que realizou o tratamento com Ivermectina, e que não foi eficaz, pois ficou 12 dias internada, e que está viva graças a um outro medicamento injetável que tomou durante o tratamento. Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Diz que se o medicamente não adiantou, fez com que a Deputada pudesse estar hoje presente no Plenário. E pede que cite o medicamento usado para que outras pessoas também possam se curar. [Taquigraf (...)

052ª SESSÃO ORDINÁRIA

16/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Informa que o Ministro de Minas e Energia confirmou que a termelétrica Jorge Lacerda irá participar do leilão de energia, programado para o fim de junho. Comenta que, se tudo der certo, o contrato vigente até 2027 pode ser ampliado por mais 20 anos, mantendo mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Acrescenta que o tempo é suficiente para fazer a transição para o novo momento econômico no sul catarinense. Registra que o Momento Carbono 0, previsto para 2050, (...)

051ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comemora o êxito da reunião da Comissão de Economia, Minas e Energia, onde ficou acordado uma próxima reunião para o dia 14 de julho, na qual terão o resultado final sobre os rumos do carvão mineral do sul do Estado de Santa Catarina. Acrescenta que está agendada uma reunião com o Ministro Paulo Guedes para discutir as questões tributárias. Informa que a termelétrica Jorge Lacerda será habilitada para participar de leilões de energia a partir do presente ano (...)

049ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Reporta-se à nota oficial da Bancada Feminina do Parlamento catarinense ao combate à homofobia e ao crime bárbaro de um jovem de 22 anos, na cidade de Florianópolis, que sofreu estupro coletivo praticado por três homens. Ao discorrer sobre o assunto, diz que o mês de junho é considerado o mês internacional do Orgulho Gay, datado no ano de 1969, e o dia 28 de junho é o marco-zero da luta mundial pelos direitos LGBT. Comenta que, passados mais de 50 anos, muitos av (...)

043ª SESSÃO ORDINÁRIA

25/05/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Saúda o Deputado Julio Garcia pelo seu retorno, tornando o Plenário mais brilhante e mais qualificado. Pede que ele receba o seu reconhecimento pelas ações que promoveu em defesa do povo catarinense. Informa que esteve na região de Criciúma e Araranguá, onde foram entregues mais de quatro milhões de reais, recursos de emendas parlamentares que apresentou junto ao Orçamento do Estado, recursos públicos advindos dos impostos. Cita algumas das obras que foram (...)

Altera o Anexo I da Lei nº 17.335, de 2017, que "Consolida as Leis que dispõem sobre a instituição de datas e festividades alusivas no âmbito do Estado de Santa Catarina", para o fim de instituir o Dia Estadual em Memória ao Combate da Serra da Garganta, ocorrido no Município de Anitápolis.
02/12/2021
Ada Faraco De Luca
Dispõe sobre a obrigatoriedade dos prestadores de serviços de saúde informar aos consumidores os valores recebidos e prestados aos planos de saúde e adota outras providências.
02/12/2021
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando o Desembargador João Henrique Blasi, por ter sido eleito Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
01/12/2021
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina, pela nova Diretoria eleita.
30/11/2021
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Diretora do Criciúma Esporte Clube, pelo acesso do Clube à Série B do Campeonato Brasileiro.
09/11/2021
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a recuperação da Rodovia José Tiscoski.
09/11/2021
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Senhora Maristela Silva, pelos serviços prestados por mais de 27 anos como servidora da Escola de Educação Básica Deputado Valério Gomes.
25/10/2021
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Senhora Cristiane Rosália Böell, pela criação do Núcleo Especializado para Intensificar o Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
25/10/2021
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que seja feita a reforma e manutenção do Ginásio de Esportes da E.E.B. Bernardo Schmitz, no município de Sangão.
15/09/2021
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, solicitando que seja procedida a recuperação da micro ponte de madeira localizada na Rodovia SC-281, que interliga o Município de São Pedro de Alcântara ao Município de Angelina.
29/06/2021
Ada Faraco De Luca
21/12/2021

O Parlamento catarinense aprovou, nesta terça-feira (21), projeto de lei que cria o programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda matriculadas na rede pública estadual de ensino. A proposta é de autoria do Poder Executivo. Entrevista com: - deputada Ada de Luca (MDB). (...)

21/12/2021

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão extraordinária da noite desta terça-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 399/2021, que institui o Bolsa-Atleta, de autoria do Executivo, que agora segue para sanção do governador Carlos Moisés (sem partido). O projeto prevê auxílio financeiro para os atletas e paratletas em atuação no estado, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 8,5 m (...)

20/12/2021

Por unanimidade, a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações internacionais e do Mercosul aprovou, na tarde desta segunda-feira (20), o Projeto de Lei (PL) 233/2019, de iniciativa do deputado Volnei Weber (MDB), que visa exigir que as instituições hospitalares filantrópicas que utilizam recursos públicos estaduais mantenham páginas eletrônicas detalhando a forma de aplicação. O en (...)