
Em defesa da cultura tradicionalista gaúcha existente em Santa Catarina, em especial no litoral, através da dança, Alex de Andrade, de Itajaí, esteve na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (25), para falar sobre a importância do movimento na educação de crianças e adolescentes. Em plenário, ele fez um breve resgate da história de Santa Catarina pontuando a relevância da cultura tradicionalista no sul do Brasil.
Acompanhado de integrantes de 12 grupos, oriundos de diferentes municípios do litoral, Alex solicitou o apoio do Parlamento na construção de ações que possam viabilizar recursos para manter a cultura tradicionalista. Considerando que a dança estimula a união e, consequentemente, as boas relações de amizade e companheirismo, Alex ressaltou que a intenção é promover a união dos grupos para que a tradição se mantenha por muitas gerações. "Atualmente contamos com 54 grupos pertencentes aos municípios que integram o litoral catarinense. Buscamos uma lei para que se possa incentivar ainda mais os grupos e a prática da dança tradicionalista no estado."
Solicitado pelos deputados João Amim (PP) e Darci de Matos (PSD), o pronunciamento foi permitido através de um acordo de lideres.

