
A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de quinta-feira (27), sessão especial em homenagem à Associação Coral Alegria de Cantar, sediada na cidade de Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina.
A entidade criada há 13 anos com o lema de “levar a alegria através do canto” reúne atualmente 30 membros voluntários. O coral já se apresentou no Sul e Sudeste do país com obras de canto orfeônico, popular, religioso e comunitário.
O proponente da solenidade, deputado Cesar Valduga (PCdoB), ressaltou a atuação da associação na comunidade. “O canto é uma das formas de expressão mais antigas e valiosas da humanidade. Esse coral resgata nossas raízes e leva a cultura do Oeste do estado a todo o país. Com muita dedicação, energia, sentimento e doação, promove a arte e exerce um belíssimo trabalho social voluntário, que encanta a todos. É motivo de orgulho para os chapecoenses e para Santa Catarina”, disse o parlamentar.
Segundo o regente do grupo, maestro Juliano Alves Maciel, que trabalha com 12 corais gaúchos e catarinenses, o Alegria de Cantar se destaca pelo aspecto familiar. “O diferencial é que somos uma grande família. Há um laço muito forte entre todos os integrantes, nos tratamos como irmãos.”
O presidente do Coral Alegria de Cantar, Almir Domingos Mattiello, agradeceu o reconhecimento do Poder Legislativo catarinense. “É uma honra enorme. Nosso sentimento é de contentamento.” Ele também salientou a importância do grupo para a vida dos participantes. “Sempre digo que é como uma segunda família, em que um cuida do outro. A grande maioria dos membros é da terceira idade. Cantamos de livre e espontânea vontade, sem ganhar nada, apenas para transmitir alegria. É uma forma de se entrosar, não ficar sozinho, depressivo. Os momentos de ensaios, viagens e apresentações são para sair da rotina, descontrair e deixar a alma suave.”
Nesse sentido, o ditado popular “quem canta seus males espanta” pode ser, conforme o maestro Maciel, perfeitamente aplicado ao coral de Chapecó. “É uma frase bem típica para nós, pois muitos utilizam a música como um meio de lidar com as dificuldades que encontram na vida.”
Homenageados
Durante a sessão especial, foram entregues placas e certificados a personalidades que contribuíram com a entidade ao longo dos 13 anos de atividades, como ex-dirigentes, padrinhos, colaboradores, maestros e coralistas. Além disso, o grupo fez uma apresentação especial das músicas “Ainda existe um lugar” e “La mescola de la polenta".
- Associação Coral Alegria de Cantar, representada pelo atual presidente, Almir Domingos Mattiello
- Neli Carniel, presidente da associação no período de 2013 a 2014
- Altino Hour Merísio e Dirce Angelina Merísio, casal presidente da associação na gestão 2011 a 2012
- Almir Domingos Mattiello e Darcila de Fátima Mattiello, casal presidente da associação no período de 2007 a 2010
- Valdomiro Lher e Jurema Lher, casal presidente da associação na gestão 2003 a 2006
- Erno José Franken, primeiro maestro da instituição (regente entre 2003 e 2014)
- Juliano Alves Maciel, maestro do Coral Alegria de Cantar
- Otávio Carminatti e Elza Rigatti Carminatti, casal de padrinhos da associação
- Paulinho da Silva e Marilei Martins de Quadros, casal de padrinhos do coral
- Alziro Rehbein e Maria Fatima Rehbein, casal de colaboradores
- Aires Damo Castelli
- Ana Ilda Peron
- Andrea Conceição Duarte
- Anita Mossmann
- Aquiles Tonini
- Deoclécio José Nichel
- Ilma Maria Rossoni Fiorentin
- Ilma Maria Nichel
- Inácio Arenhart
- Iselda Polli Matiello
- Ilsene Maria Nichel
- Maria Idalina Lima Paz
- Maria Santina Rostirolla
- Marlene Teresinha Magro Pocai
- Neide Begnini Mocelin
- Neide Onguero Fiorentin
- Nilson Scheid
- Odenir Petroli
- Odete Teresinha Mafessoni
- Paulo Roberto Marzarotto
- Rosely Catarina Fritzen Scheid
- Sirlei Pinheiro Lima

