Comunicação

Mulheres Parlamentares debatem em Rio do Sul


28/04/2011 - 18h07min

II Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina – Rio do Sul/SC

II Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina – Rio do Sul/SC

A abertura do II Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina, hoje (28), às 9h30min, no hall do prédio da Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), contou com a participação das deputadas Luciane Carminatti (PT), Angela Albino (PCdoB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB). As deputadas Ana Paula Lima (PT) e Ada Faraco de Luca (PMDB) mandaram representantes. O evento, organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, vai debater durante dois dias a importância da participação da mulher na família, na sociedade e na política. O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da instituição, enviou mensagem em vídeo para os participantes na qual afirmou que muitos encontros do gênero serão realizados em favor do Alto Vale e de Santa Catarina este ano.

O deputado Jean Kuhlmann (DEM) prestigiou a cerimônia de abertura ao lado de outras autoridades, como o presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Itamar Agnoletto (PSDB), do presidente da União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi), Airton Zonta (DEM), e do vice-prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso (PMDB), além de vereadores da região.

O primeiro debate, realizado ainda pela manhã, abordou o tema “Espaço da Mulher na Política” e foi mediado pela vereadora de Taió, Iara Mariza Bonin (PMDB). Dirce Heiderscheidt afirmou que “são eventos como este que incentivam a participação dos partidos no movimento pela maior representatividade feminina no cenário político nacional. Luciane Carminatti ressaltou as semelhanças entre os desafios enfrentados pelas mulheres no Legislativo municipal e estadual. De acordo com a parlamentar, que já foi vereadora em Chapecó, “os conflitos são os mesmos independentemente das esferas”.

Luciane explicou que esta mobilização não exclui os homens e “passa mais pela necessidade de garantir recursos suficientes para a implantação de políticas públicas, para a criação de conselhos, coordenadorias e delegacias de proteção especializadas”. Angela Albino analisou o momento atual como promissor, tendo em vista a posse de Dilma Rousseff (PT), primeira brasileira na presidência do país. “Precisamos de mais mulheres no Parlamento para acirrar este debate”, disse.

Programação

A programação da tarde de hoje prevê a realização de palestra do sociólogo Rudá Rici sobre “Aspectos da Mulher na Presidência”. Sexta-feira (29), as atividades começam com a palestra da deputada Maria do Rosário Nunes (PT/RS) sobre “Lei Maria da Penha – Os Avanços e Desafios”. Em seguida, será organizada mesa redonda sobre a violência contra a mulher com três convidadas: a juíza da comarca de Rio do Sul, Cíntia Beatriz da Silva Bittencourt, a coordenadora do Fórum para Implantação da Lei Maria da Penha, Valéria Cabral Carvalho, e a jornalista Marisa Naspolini. Para encerrar a programação da manhã acontecerá palestra com a pedagoga Clarice Leal. (Rossana Espezin)

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias