
Homenagem na Alesc
O meteorologista Piter Scheuer foi homenageado na Alesc, nesta quinta-feira (11), pela sua atuação na divulgação de informações meteorológicas e climáticas, em especial nos recentes alertas a respeito do El Niño.
Ele recebeu moções de aplauso do presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), e do deputado Mário Motta (PSD).
Alertas sobre o El Niño
Graduado em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de técnico em meteorologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Scheuer foi um dos primeiros profissionais a alertar para a previsão de um El Niño severo para este ano.
Com forte atuação nas redes sociais, o meteorologista chamou a atenção da população e do poder público para o fenômeno climático, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que implica em chuvas acima da média na Região Sul do Brasil, no segundo semestre.
Com 37 anos de idade, Scheuer se interessa pelo clima e pelo tempo desde criança. Já aos quatro anos, os temporais que atingiam o Oeste do estado lhe chamaram a atenção. Desde então, passou a ler e pesquisar sobre o assunto. Ainda na infância, chegou a montar uma espécie de estação meteorólogica em casa.
“Fico lisonjeado com esse reconhecimento da Assembleia, do poder público. Isso dá um respaldo, uma credibilidade ainda maior para o meu trabalho”, disse.
ALESC EXPLICA
É um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que pode alterar os padrões de chuva e temperatura em diversas regiões do mundo.
O fenômeno costuma aumentar o volume de chuvas no Sul do Brasil, elevando o risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos.
É o profissional que estuda a atmosfera, o clima e os fenômenos meteorológicos, realizando previsões e análises do tempo.
São homenagens concedidas por órgãos legislativos para reconhecer pessoas ou instituições por serviços prestados à sociedade.
O meteorologista Piter Scheuer, que esteve na Alesc nesta quinta-feira (11)
FOTO: Bruno Collaço/Agência Alesc
6/17

