Comunicação

Legislativo em Ação: Alesc reúne vereadores e servidores para capacitação


Tatiani Magalhães
03/11/2026 - 15h35min

Legislativo em Ação: Alesc reúne vereadores e servidores para capacitação

Foto: Igor Valentim Silveira / Agência Alesc

A Assembleia Legislativa promoveu ao longo desta terça-feira (3), no Plenarinho Paulo Stuart Wright, mais uma edição do projeto Legislativo em Ação, iniciativa voltada à formação política e à qualificação de vereadores e servidores das câmaras municipais. Com o tema “O Novo Parlamento”, a programação reúne palestras sobre assuntos atuais e estratégicos para o fortalecimento da atividade legislativa, incluindo inteligência emocional e o uso da inteligência artificial no Parlamento.

Promovido pela Escola do Legislativo, a partir do Núcleo de Formação Política, o projeto busca contribuir para o aprimoramento das atividades parlamentares e administrativas dos legislativos municipais, oferecendo capacitação em temas relacionados ao exercício do mandato, à gestão e ao funcionamento das câmaras de vereadores.

Desenvolvido há mais de quatro anos, o Legislativo em Ação também promove atividades em diferentes regiões catarinenses, abordando temas relacionados à gestão pública, ao planejamento de mandatos e à qualificação da atuação parlamentar.

Educação para a democracia e cidadania

A programação desta terça-feira começou com a palestra ministrada pela coordenadora do Núcleo de Educação para a Democracia, Liliane Knoll, com o tema educação para a democracia e o papel das câmaras municipais na formação cidadã.

Durante a palestra, Liliane apresentou o Programa Vereador Mirim como uma ferramenta de aproximação entre o Legislativo e a comunidade, capaz de estimular a participação política desde cedo e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições democráticas.

Segundo a palestrante, Santa Catarina conta atualmente com mais de 102 Câmaras Mirins em atividade. A proposta é ampliar a divulgação da iniciativa e incentivar uma população mais participativa, consciente de seus direitos e do papel que exerce na democracia.

Capacitação reúne vereadores de diferentes regiões do estado

A capacitação também reúne representantes de diferentes regiões do estado. Entre os participantes está o vereador Valcir Alvaristo (PSD), de Coronel Martins, no Oeste catarinense, que integra uma comitiva de aproximadamente 35 pessoas, representando sete câmaras municipais da região Noroeste.

Em seu primeiro mandato, o parlamentar destacou a importância das atividades de formação promovidas pela Escola do Legislativo para qualificar a atuação dos vereadores e levar novos conhecimentos às comunidades. “É um evento que acontece todos os anos e sempre procuramos participar para capacitar os vereadores, aprender e levar esse conhecimento aos nossos munícipes.”

Atual presidente da Acanor (Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina), Valcir destaca que a troca de experiências contribui para buscar soluções para as demandas locais, especialmente nas áreas da saúde e da agricultura, fundamentais para a economia dos pequenos municípios.

Programação

As atividades do Legislativo em Ação continuam nesta quarta-feira (4), com três palestras:

– Processo Legislativo e funcionamento das comissões temáticas;

– Educação para a Cidadania e implantação do Programa Vereador Mirim;

– A importância das Escolas do Legislativo na Educação Legislativa.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias