Comunicação

Curso de Lideranças em Saúde e Enfermagem aborda o SUS


11/11/2011 - 17h29min

Curso de Formação Política para Lideranças em Saúde e Enfermagem

Curso de Formação Política para Lideranças em Saúde e Enfermagem

O Sistema Único de Saúde foi o tema da aula desta sexta-feira (11) do Curso de Formação Política de Lideranças em Saúde e Enfermagem, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) e a Associação Brasileira de Enfermagem/Seção de SC (ABEn-SC), em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O assunto foi abordado no período da tarde pelas professoras da Universidade Federal de Santa Catarina Maria Itayra Coelho de Souza Padilha e Soraia Dornelles.
O objetivo da aula foi mostrar aos alunos a importância do SUS, seus princípios, diretrizes, organização e financiamento. “Mostramos como o Sistema Único de Saúde influencia e é influenciado pelo trabalho do profissional de enfermagem”, explica Maria Itayara.
Os problemas no atendimento e na qualidade do serviço de saúde pública também foram abordados durante a aula. “O SUS é muito criticado, mas antes dele não havia atendimento público e gratuito de saúde garantido. Hoje, discute-se a demora no atendimento, mas antes do SUS nem atendimento existia”, lembrou a professora Soraia.
A deputada Ana Paula Lima (PT), que é enfermeira, compareceu à aula. Além de destacar a importância da formação de líderes entre os profissionais da classe, ela enfatizou a necessidade da união da categoria. “Precisamos formar líderes nessa área, não apenas para lutarmos pela profissão, mas para a melhoria do sistema público de saúde”, ressaltou a deputada.
À noite, o tema a ser abordado é “Ética, Política, Cidadania e Trabalho do Profissional de Saúde”, pelas professoras Janete Elza Felisbino e Dulcinéria Ghizoni.
O curso conta com a participação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, lideranças de sindicatos da área da Saúde, estudantes e assessores parlamentares, provenientes de cerca de 20 municípios catarinenses. O objetivo é desenvolver competências para liderança com o intuito de promover a valorização profissional e a qualificação da assistência em Enfermagem e Saúde. Os professores também pretendem estimular o enfrentamento dos problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho, com a finalidade de evitar a evasão profissional.
Iniciadas em 14 de outubro, as aulas são realizadas todas as sextas-feiras. O término do curso está previsto para 9 de dezembro. (Marcelo Espinoza)

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias