Comunicação

Atletas de SC que participaram do Pan de Toronto são homenageados


Marcelo Espinoza
10/09/2015 - 23h08min

Ao todo, 38 pessoas foram homenageadas na solenidade. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Ao todo, 38 pessoas foram homenageadas na solenidade. FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os atletas catarinenses que representaram o Brasil nos Jogos Panamericanos de Toronto, disputados no Canadá, em julho, foram homenageados na noite desta quinta-feira (10), em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa, por sugestão do deputado Manoel Mota (PMDB). Ao todo, 38 pessoas que nasceram ou se criaram em Santa Catarina, de 10 modalidades esportivas, receberam a honraria.

Os Jogos Panamericanos é uma das principais competições multidesportivas internacionais, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos. O evento é realizado a cada quatro anos e reúne atletas de todos os países da América do Sul, América Central, América do Norte e Caribe. Na edição deste ano, o Brasil conquistou 141 medalhas, sendo 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze. Os atletas catarinenses foram responsáveis por 17 medalhas (sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze).

O carateca Douglas Brose, medalha de ouro na categoria até 60 kg no Pan de Toronto, foi um dos homenageados. Para ele, o reconhecimento da Assembleia é importante principalmente para os esportes olímpicos, que, em geral, não têm a mesma visibilidade e divulgação do futebol, principal modalidade nacional. “Essa homenagem vem muito a motivar os atletas e a fazer com que nós nos dediquemos ainda mais às nossas modalidades”, afirmou o atleta. “O esporte tem um poder transformador, transforma as pessoas, contribui pra vida delas, ensina valores, importantes para o ser humano.”

Citando o tenista Gustavo Kuerten, principal nome do esporte estadual, o deputado Manoel Mota, proponente da sessão, considera fundamental que os talentos esportivos catarinense sejam prestigiados e recebam todo o apoio do poder público. “Essa sessão é uma forma de valorizar esses talentos e mostrá-los para Santa Catarina”, explicou. “O Estado precisa criar bolsas voltadas para esses atletas, para que nós tenhamos uma representação cada vez mais forte nas competições.”

O deputado Mário Marcondes (PR), que presidiu a solenidade, destacou que a homenagem é uma oportunidade de ressaltar a importância do esporte para a qualidade de vida. “Também é uma oportunidade do Parlamento, em nome de todos os catarinenses, em reconhecer os esforços desses atletas, que mostraram tanto talento e competência.”

A sessão especial foi acompanhada por familiares dos homenageados, dirigentes esportivos e pelos vereadores de Florianópolis Edmilson Carlos Pereira Junior (PSB) e Vanderlei Farias, o Lela (PDT), além do novo presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Oswaldo Juncklaus.

Atletas homenageados:

  • Gustavo Barreto – medalha de bronze no futebol
  • Clayton Silveira – medalha de bronze no futebol
  • Dayane Amaral – medalha de ouro na ginástica rítmica
  • Jéssica Maier – medalha de ouro e prata na ginástica rítmica
  • Douglas Brose – medalha de ouro no caratê
  • Valéria Kumizaki – medalha de ouro no caratê
  • Natália Spigolon – medalha de ouro no caratê
  • Isabela Rodrigues – medalha de bronze no caratê
  • Fabiana Beltrame – medalha de prata no remo
  • Raquel Kochhann – medalha de bronze no rúgbi
  • Julio Almeida – medalha de ouro no tiro
  • Felipe Wu – medalha de ouro no tiro
  • Emerson Duarte – medalha de prata no tiro
  • Rosamaria Montibeller – medalha de prata no vôlei
  • Bárbara Bruch – medalha de prata no vôlei
  • Tiago Brendle – medalha de prata no vôlei
  • Eliane Martins – atletismo
  • Jonathan Riekmann – atletismo
  • Darlan Romani – atletismo
  • Monica Araújo – atletismo
  • Jean Carlos Dolberth – atletismo
  • Eduardo Menezes – hipismo
  • Bruno Paes – hóquei sobre grama
  • Lucas Paixão – hóquei sobre grama
  • Luiz Felipe Réus – hóquei sobre grama
  • Marcos Rodrigo Pasin – hóquei sobre grama
  • Paulo Batista Junior – hóquei sobre grama
  • Rodrigo Faustino – hóquei sobre grama
  • Diego Nazário – remo
  • Guilherme Gomes – remo
  • Lucas Muller – rúgbi
  • Rosane Ewald – tiro
  • Bruno Heck – tiro
  • Leonardo Moreira – tiro
  • Stenio Akira – tiro
  • Luiz Fernando da Graça – tiro
  • Jaison Santin – tiro
  • O fisioterapeuta da seleção brasileira de vôlei masculino, Matheus Cardoso dos Santos, também foi homenageado.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias