
A diretoria do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor/SC) eleita para o triênio 2017-2019 foi empossada simbolicamente em reunião realizada nesta terça-feira (14), em Florianópolis. O evento contou com a presença do 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mario Marcondes (PSDB), do secretário de Comunicação do governo estadual, João Evaristo Debiasi, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e de empresas associadas ao sindicato.
O presidente da entidade, Ronaldo Roratto, foi reconduzido ao cargo. O proprietário do Diário do Iguaçu, de Chapecó, comanda o Sindejor/SC desde 2014. “Trabalhamos num tripé: ação institucional da entidade, fortalecimento do negócio e a própria negociação, que é inerente à atividade sindical”, disse. Atualmente, o sindicato agrega 55 associados de todas as regiões do estado.
Roratto ressaltou as parcerias firmadas com a Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas (Fenajore) e outras entidades do segmento. “Estamos desenvolvendo com a Fenajore projetos e ações que visam atender essas expectativas, inclusive no campo da capacitação. Também pretendemos criar uma agenda com o envolvimento das entidades nos processos de discussão de abrangência nacional que impactam na vida do cidadão e das empresas. Além disso, temos parcerias com outras entidades congêneres no estado para trazer informações relevantes e desenvolver projetos que facilitem a atividade do nosso negócio, cumprindo o objetivo de fortalecer o meio jornal.”
Na ocasião, Marcondes destacou a importância do trabalho da mídia. “O elo com os veículos de comunicação do interior é o que vai fazer com que a gente consiga ter o verdadeiro eco da sociedade. Vivemos em momento em que só se fala em coisa ruim. A imprensa exerce um papel muito importante na divulgação do que temos de bom. Vivemos num estado pujante, em crescimento, que bate recordes, como na safra de grãos”, comentou o parlamentar.
História
O Sindejor/SC foi fundado em 22 de dezembro de 1993, com a participação das empresas O Estado (Florianópolis), Diário Catarinense (Florianópolis), A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau), O Município (Brusque), Cruzeiro do Vale (Gaspar), Jornal da Manhã (Criciúma), Correio Lageano (Lages) e Diário da Manhã (Chapecó).
O primeiro presidente da entidade foi José Matusalém Comelli (O Estado).
Diretoria do Sindejor/SC (gestão 2017-2020)
Ronaldo Roratto (presidente)
José Roberto Deschamps (1º vice-presidente)
Adriano Araldi (2º vice-presidente)
Roberto Ivan Bertolin (3º vice-presidente)
Valmoci de Souza (secretário)
Aglaé de Oliveira (tesoureira)
Gabriel Roberto Casara (suplente Diretoria)
Fernando Freitas (suplente Diretoria)
Mário Luis Bogoni (suplente Diretoria)
Arthur Silveira Lessa (suplente Diretoria)
Mario da Silva Neves (Conselho Fiscal)
Cezar Celeski (Conselho Fiscal)
Miguel Gobbi (Conselho Fiscal)
Sérgio Martins Pinheiro (suplente Conselho Fiscal)
Elisângela Schulka (suplente Conselho Fiscal)
Manfredo Zmazek Goede (suplente Conselho Fiscal)
Isabel Christina Antunes Baggio (delegado representante)
Cláudio José Schlindwein (delegado representante)
Hermann Byron A. S. Neto (suplente delegado representante)
Hélio Westphal (suplente delegado representante)

