Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2017
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Cumprimenta o deputado Padre Pedro pelo trabalho realizado referente à Vitivinicultura no estado de Santa Catarina, enaltecendo a importância do incentivo à produção e a necessidade de recursos para alavancar este mercado.
Na mesma esteira, fazendo um adendo ao assunto, registra que apresentou projeto ao governador do estado - trabalho construído conjuntamente pela Epagri, produtores, fruticultores, técnicos ligados ao ramo e empresários que processam a matéria prima -, para criar um programa específico à fruticultura, declarando que é um mercado em potencial pela fertilidade do solo, clima adequado e especialmente pela vocação para produção de frutas de excepcional qualidade. Avalia que o programa dará alicerce e segurança aos produtores, afirmando que o mercado está em ascensão, inclusive para atender a indústria de sucos e vinhos. Acredita que a indústria de refrigerantes, pela forma como a sociedade vem aderindo ao estilo de vida saudável, e conhecendo os malefícios do mesmo, perderá o mercado para o suco, o que justifica projetos que visem industrializar a fruta como alternativa de renda para o estado.

Deputado Gabriel Ribeiro (Aparteante) - Congratula o deputado pelo discurso e acredita que um projeto desta magnitude transcenderá e alavancará a economia do estado.

Deputado Dirceu Dresch (Aparteante) - Parabeniza a abordagem do deputado e afirma que o povo catarinense tem uma força extraordinária, capacidade e grande empenho para produzir, portanto considera que empresas como Epagri e Cidasc precisam ser fortalecidas, para continuar atuando em prol dos agricultores no estado. [Coordenadora Carla]

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Convida os deputados a participarem de uma audiência pública da comissão de Transportes da Assembleia que ocorrerá no município de Ouro para discutir as condições de trafegabilidade e as perspectivas de investimentos nas rodovias SC-390, 355, 469 e 150. Manifesta-se sobre a marcha que ocupou a Explanada dos Ministérios no dia 24 de maio sobre a insustentabilidade de Michel Temer frente à Presidência do Brasil. Repudia as reformas Trabalhista e da Previdência propostas pelo governo federal e entende que a saída do atual presidente e eleições diretas são o melhor caminho para o país.

Deputado Antônio Aguiar (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela realização de audiência pública para tratar da situação das rodovias estaduais do meio oeste.

Deputado Dirceu Dresch (Aparteante) - Faz comentários sobre a marcha que aconteceu em Brasília, ressaltando que os vandalismos ocorridos não partiram do pessoal dos movimentos sindicais. [Taquígrafa: Cristiany]