Pronunciamento

Luciane Carminatti - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Noticia a grave situação da saúde no extremo oeste catarinense, ressaltando que, na presente data, prefeitos e vereadores participaram de uma reunião com integrantes da Agência de Desenvolvimento Regional para tratar da efetivação do serviço de Oncologia no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso na cidade de São Miguel do Oeste.
Destaca que desde dezembro de 2017 foram discutidas na Casa Legislativa as chamadas emendas impositivas e, umas delas, na ordem de R$ 200 mil, com a finalidade de investimento na ampliação e aquisição de equipamentos para o referido hospital no tratamento de oncologia, salientando que as despesas oneram os municípios, além de prejudicar as famílias e os pacientes emocionalmente e fisicamente abalados pela doença e também pelo deslocamento.
Sobre isso, informa que na reunião da comissão, na presente data, elaborou-se uma moção de urgência a ser levada ao governo do estado com o objetivo específico de conseguir um aditivo no contrato com o Instituto Santé, que administra o referido hospital. Menciona que tal moção manifesta o inconformismo em relação à demora no início da prestação do serviço oncológico, e acrescenta que atualmente o referido hospital possui a estrutura e os equipamentos, faltando apenas a regularização do contrato e a garantia do repasse mensal de recursos para o início ao tratamento.
Argumenta que a situação é gravíssima e que há necessidade de apoio dos pares da Casa Legislativa, como também do governador do estado [Taquígrafa: Elzamar]