Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2015
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. deputados, quero aqui primeiro dizer da minha gratidão, ao invés de vir aqui lamentar eu gostaria deputada Ada Faraco de Luca, primeiro dizer muito obrigado. Obrigado por tudo aquilo, que o Luiz Henrique da Silveira nos ensinou e representou para Santa Catarina.
Muito obrigado por todos os exemplos, pela perseverança, por todos os sonhos que Luiz Henrique sonhou. Com certeza nos deu um ensinamento fabuloso, que somente sonhando e, acreditando, nos próprios sonhos, é que nós podemos tornar muitas vezes uma realidade melhor para os catarinenses. Luiz Henrique da Silveira nos ensinou isso.
Por isso quero aqui começar a minha fala agradecendo a ele, agradecendo a dona Ivete e a sua família pelos grandes exemplos, que é isso que o eterno deputado estadual, prefeito, deputado federal, governador, senador, mas acima de tudo, pelo que percebi ontem, o eterno pai de família, eterno avô nos deixa. Porque o Luiz Henrique da Silveira acima, de tudo, nos ensinou que o grande valor do ser humano não é aquilo que ele tem, mas aquilo que ele é aquilo que ele faz, de verdade, com o coração e com a alma.
Por isso, Luiz Henrique da Silveira, muito obrigado por tudo!
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - Sr. presidente, deputado Jean Kuhlmann, bancada do PMDB, deputado Manoel Mota, deputado Romildo Titon, deputado Luiz Fernando Vampiro, deputado Valdir Cobalchini, deputado Fernando Coruja, deputado Mauro de Nadal, deputado Gean Loureiro, deputado Dalmo Claro, deputada Ada De Luca, todo o diretório estadual, as executivas municipais deste grande partido que é o PMDB em nosso país e nosso estado.
Eu como deputado da região serrana, trago o meu abraço e as condolências do povo da nossa região, que tanto admira Luiz Henrique da Silveira, deputado Aldo Schneider e deputada Dirce Heiderscheidt, nós que o tínhamos como Cidadão Lageano, título concedido pela Câmara de Vereadores do nosso município, e temos esse grande líder marcado em nosso coração. Como governador do estado trouxe muito desenvolvimento para a serra catarinense, fez muito pela região que é carente em obras, em investimentos, em serviços e através da sua articulação deputada Dirce Heiderscheidt, fez com que o serrano voltasse ao posto máximo do governo de Santa Catarina, fazendo com que Raimundo Colombo, estivesse junto nesta grande união que foi construída por Luiz Henrique da Silveira em 2012.
Portanto, em nome do povo lageano, em nome do povo serrano, só temos a dizer muito obrigado, Luiz Henrique da Silveira, e o senhor está marcado no coração de todos nós.
Muito obrigado, deputado Jean Kuhlmann!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, deputado Gabriel Ribeiro.
Quero me dirigir à bancada do PMDB, e a família do nosso eterno líder Luiz Henrique da Silveira, não líder do PMDB, mas me permita o PMDB, líder de Santa Catarina, isto, sim, é Luiz Henrique da Silveira, um dos maiores políticos da nossa história.
E aqui como aquele que teve a oportunidade de ser também seu secretário de estado, na secretaria criada juntamente com ele, que foi a secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o que mostrava justamente o entusiasmo, o jeito do governador de trabalhar, sonhando, acreditando, buscando e fazendo com que todos nós acreditássemos que realmente é possível melhorar.
Deputado Gabriel Ribeiro, cito um exemplo, pois tive a oportunidade de ser levado ao cargo de secretário por ele e que em determinado momento disse: "olha, deputado Jean Kuhlmann, temos que fazer com que haja mais emprego, gerar mais desenvolvimento no estado" e pediu que fizéssemos a reformulação do Prodec.
Portanto, com apenas uma atitude do senador, e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, tivemos a oportunidade de gerar mais de 40 mil empregos diretos e 40 mil empregos indiretos em Santa Catarina. Esta era a forma de ele ver as coisas, ele enxergava o que ninguém enxergava, ele via o que ninguém via, ele acreditava deputados, naquilo que ninguém acreditava, este era o Luiz Henrique da Silveira. Sinto gratidão por tudo que ele me oportunizou e ensinou.
Agradeço como deputado estadual, como líder da bancada do PSD, mas também me permitam agradecer como blumenauense, pois perdemos um líder, um amigo, perdemos um cidadão blumenauense como eu. Alguém que também em Blumenau demonstrou desta forma.
Permitam contar essa passagem, num determinado momento, numa visita ao ex-prefeito João Paulo Kleinubing, Blumenau discutia a questão da construção de um grande centro de eventos, de um centro de eventos totalmente novo, e todo mundo discutindo como fazer para tirar do papel, como fazer para viabilizar isso, deputado Valdir Cobalchini. E o Luiz Henrique da Silveira perguntou: Por que não transformar a Vila Germânica - antiga Proeb, num grande centro de eventos, um grande centro turístico, algo totalmente inovador, juntando o novo com o passado, juntando o presente com o futuro, foi Luiz Henrique que deu essa ideia.
E hoje, se Blumenau tem a Vila Germânica deve isso a Luiz Henrique da Silveira, deve a sua visão, não apenas como governador que ajudou a viabilizar recursos para a sua construção, mas se deve a ele o mais importante de tudo, a visão! Ver que poderíamos fazer algo diferente num mesmo lugar. Transformar uma Proeb sucateada numa grande vila germânica foi esta a visão dele.
Por isso, quero, como blumenauense parabenizar e agradecer a Luiz Henrique da Silveira. Aquele menino que nasceu em Blumenau, que se criou no bairro Ponta Aguda e depois veio ganhar Santa Catarina e o mundo.
Então, como blumenauense, como líder da bancada do PSD neste momento, quero dizer que Santa Catarina realmente está de luto. Mas nosso estado também está feliz, porque hoje podemos dizer que temos um catarinense de verdade para toda nossa história.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)